Ideal para os ambientes corporativos, o projetor pode ser usado para as mais variadas funções, como em apresentações e videoconferências, por exemplo.  Antes de comprar um modelo para a sua empresa é preciso levar em conta alguns fatores. O ideal é consultar empresas de automação comercial que irá verificar todos os detalhes para a melhor utilização do projetor no ambiente.

como escolher projeto para sala de reuniões

Resolução

A resolução indica o número de pixels que um projetor possuí para criar a imagem. Quando mais pixels, maior a nitidez. Essa propriedade está ligada diretamente com o uso que você vai dar para o seu projetor. Se a sua necessidade é composta principalmente por apresentações no Power Point, gráficos e planilhas, recomenda-se um a resolução de 800×600 ou 1280×800.

No entanto, é importante que a resolução do projetor seja compatível com a do computador, normalmente utilizado. Quando alinhados, obtêm-se o melhor desempenho. Caso não haja compatibilidade,o equipamento funcionará do mesmo jeito, mas com uma qualidade menor.

O processo de converter diferentes entradas de sinal para o formato que é nativo para o projetor é chamado de escalonamento.

sala-de-reuniões - projetores

Brilho e Luminosidade

Os projetores vêm com uma grande variedade de lampadas e potência de iluminação, que são medidas em ANSI lumens. Quanto maior o valor dos ANSI lumens, maior a saída de luz do projetor. Confira os modelos disponíveis no mercado:

Menos de 2000 lumens: projetores pequenos e portáteis. Servem para apresentar videos de treinamento ou fotografias em ambientes escuros, mas tem problemas quando uma sala tem um pouco de luz e/ou não possuem uma tela refletora.

De 2000 até 3000 lumens: aparelhos de melhor performance que o anterior, Funcionam muito bem para escritórios. As apresentações devem ser feitas com a luz baixa para obter uma melhor visão, porém as salas não precisam ser completamente escuras.

A SMART.TOUCH OFERECE SOLUÇÕES COMPLETAS EM ÁUDIO E VÍDEO PARA SALAS DE REUNIÕES, TAIS COMO MESAS DE SOM, AMPLIFICADORES, MICROFONES, TABLETOP, CAIXAS DE SOM, HOME THEATER, PROJETORES, TELAS DE PROJEÇÃO, CABOS, SISTEMAS ESPECIALIZADOS PARA VIDEOCONFERÊNCIA E SISTEMAS QUE COMANDAM E INTEGRAM ESSES EQUIPAMENTOS.

corporativo

De 3000 até 4500 lumens: aparelhos de alta-performance para serem usados em grandes salas de conferência. Oferecem maior flexibilidade quando o assunto é a luz ambiente, já que a imagem permanece nítida mesmo quando a luz está acessa.

Acima de 4500 lumens : Modelos de projetores vão até a escala de 12000 lumens são ideias para igrejas, praças, auditórios e  shows.

Para você saber o quanto de brilho é necessário ter, é importante ter uma estimativa de quantas pessoas vão estar na sala nos momentos de utilização do projetor. Assim, pode-se calcular o tamanho da imagem para que todos consigam assistir o que está sendo apresentando, independentemente de onde estiverem sentados.

Como visto anteriormente, a quantidade de luz é fundamental na escolha do projetor. Ambientes escuros são ideais para tirar o seu máximo proveito. Em salas de reunião, no entanto, é necessário pelo menos um pouco de luz para que todos consigam realizar anotações e para que haja contato visual entre os participantes. Por isso, é recomendado o uso de aparelhos acima de 3000 lumens.

sala-de-reuniao-projetor 207

O que mais deve ser levado em consideração?

Além desses dois pontos, é importante verificar se o projetor possui entradas suficientes, e adequadas para o seu equipamento. HDMI, VGA, entradas de áudio e USB devem ser levadas em conta. Outras funcionalidades como o controle remoto e a facilidade de instalação fixa também podem ser importantes, dependendo do seu caso de uso.

O tipo de tela também é fundamental observar com antecedência. Algumas, de alta reflexão, conseguem sanar o problema de um projetor de baixo brilho. Mas o oposto também é uma verdade. Se não houver nenhuma tela no local a ser utilizado, um projetor perde qualidade de imagem, já que as paredes possuem uma refletividade baixa.