No dia 8 de janeiro é celebrado o Dia do Fotógrafo. É por isso que reunimos um pouco da obra do francês Henri Cartier-Bresson, considerado um dos mais importantes fotógrafos do século vinte e o mais influente de todos.

 

Munich, Alemanha, 1962.

Munich, Alemanha, 1962.

Suas fotografias estamparam as revistas mais importantes e famosas do mundo como “Life”, “Vogue” e “Harper’s Bazaar”. Foi ele quem fotografou os últimos dias de Ghandi, além de ser autor de uma extensa galeria de fotografias icônicas, entre elas de Pablo Picasso, Braque, Alberto Giacometti, Henri Matisse, Paul Claudel, Paul Valéry, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir e Albert Camus.

 

Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi

cartier

Paris, França, 1932.

Foi também o primeiro fotógrafo da Europa Ocidental a registrar a vida na União Soviética de maneira livre. O jornalista Truman Capote o descreveu como um homem apaixonado pelo seu ofício: “Ele dançava na calçada como uma libélula inquieta, três grandes Leica penduradas ao pescoço, a quarta colada ao olho, tac-tac-tac, disparando cliques com uma intensa alegria e uma concentração religiosa de todo o seu ser. Nervoso e alegre, dedicado ao seu ofício, Cartier-Bresson é um homem solitário no plano da arte, uma espécie de fanático”.

 

Marilyn Monroe

Marilyn Monroe

A Smart.Touch desenvolve para seus clientes projetos de Home Theater e instalação de sistemas de áudio e vídeo personalizados e customizados, seja qual for seu estilo.

home-theater

3

Em 1952, lançou seu primeiro livro: “Images a La Sauvette” mas foi a versão inglesa que trouxe como título a frase mais famosa de Cartier-Bresson e que foi usada por ele como um guia ao longo de sua carreira: “The Decisive Moment” (O Momento Decisivo): “Há uma fração de segundo criativa quando você está fazendo uma foto. Seu olho deve enxergar uma composição ou uma expressão que a própria vida oferece a você, e você deve saber, através da intuição, quando clicar. Esse é o momento em que o fotógrafo é criativo”.

49

Henri-Cartier-Bresson-2

henri-cartierbresson-soviet-union-in-1954-5-638

henri-cartierbresson-soviet-union-in-1954-12-638