Em 2007, o fundador da Gap, Donald Fisher, ofereceu sua enorme coleção de arte contemporânea à cidade de São Francisco, propondo construir um museu de 9.300 metros quadrados no histórico parque Presídio. Com mais de mil quadros e esculturas importantes de artistas de primeira linha, entre os quais Andy Warhol, Ellsworth Kelly e Richard Serra, a coleção era muito admirada e cobiçada por especialistas que tinham visitado a sede da Gap, também localizada em São Francisco. Mas os preservacionistas locais recusavam-se a ver um museu moderno e quadradão no meio dos alojamentos militares do século 19 existentes no Presídio, e guerrearam com Fisher por dois longos anos.

 

Por fim, o filantropo se rendeu. Ele retirou sua oferta, gerando boatos de que suas obras de arte poderiam ir para Oakland, ou mesmo para St. Paul, no Minnesota. Mas o investidor bilionário Charles Schwab tinha outras ideias. Amigo íntimo e sócio empresarial de Fisher, Schwab era também presidente do San Francisco Museum of Modern Art, conhecido como SFMOMA. “Comecei a ter várias conversas com o Don para convencê-lo a trazer sua coleção ao SFMOMA”, recorda Schwab. As discussões adquiriram uma urgência maior, pois Fisher estava passando por um câncer terminal. Um acordo informal foi fechado dias antes de sua morte, ocorrida em setembro de 2009.

25

Os arquitetos conceberam um projeto que incluía múltiplas entradas, espaços para exposições públicas gratuitas, e a possibilidade de ver as obras da rua, colocando o prédio pós-moderno de Botta dentro de um novo e elegante edifício de dez andares. Com um modelo no porta-malas de Benezra, ele e Schwab, juntamente com o presidente do museu, Robert Fisher (filho de Don), começaram a visitar filantropos e líderes empresariais em busca de angariar 610 milhões de dólares. Schwab era incansável — e altamente persuasivo. “As pessoas têm tanto respeito pelo Chuck, que fica muito difícil dizer ‘não’ a ele”, observa Benezra.

sf-moma

Desenvolvemos projetos de Home Theater e instalação de sistemas de áudio e vídeo dos mais diversos níveis. A SMARTTOUCH conta com equipe gabaritada tecnicamente para a realização dos serviços. Do pré-cabeamento durante a obra ou reforma até a instalação final de equipamentos, o acompanhamento técnico da nossa equipe é total

som ambiente

 

Os apoiadores estiveram em espetacular evidência no início de maio, no SFMOMA Modern Ball, realizado para comemorar a reabertura do museu. Entre os presentes, estavam membros da realeza tecnológica, como Evan Williams, cofundador do Twitter, Mike Krieger, cofundador do Instagram, Mark Pincus, cofundador da Zynga, e Marissa Mayer, CEO do Yahoo. Eles percorreram galerias cheias de pinturas recém-divulgadas de Jackson Pollock, Francis Bacon, Jasper Johns e Brice Marden, e contribuíram com 2,5 milhões de dólares adicionais para o programa educacional do museu.

 

sf-moma-top-floor-cafe-int

Para Schwab, que compareceu ao baile com a mulher, Helen, o forte apoio do mundo da tecnologia ao novo SFMOMA parece natural, já que a arte contemporânea tem muito a ver com inovação. De fato, o interesse dos gigantes do Vale do Silício reflete a paixão dele mesmo pela arte contemporânea. “É parecido com a minha maneira de pensar nos negócios”, diz. “As duas coisas são a arte do possível.”