O filme Controle Absoluto conta a história de uma máquina com inteligência artificial que tenta manipular pessoas ligando para os seus telefones celulares, enquanto controla diversos dispositivos eletrônicos, como câmeras de segurança, semáforos de trânsito e máquinas eletromecânicas. Isso nos remete a um recente avanço tecnológico: a Internet das Coisas.

Realmente, já conseguimos perceber como a interconexão entre aparelhos eletrônicos se torna cada dia maior. Mas até onde isso irá chegar? Poderá ocorrer na vida real algo parecido com o que acontece no filme? Confira!

automação residencial em santos

UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE A INTERNET DAS COISAS

Também conhecida como IoT (sigla em inglês para Internet of Things), a Internet das Coisas promete mudar a forma como o mundo funciona. O termo se refere a capacidade de dispositivos eletrônicos comunicarem-se uns com os outros de modo colaborativo através da internet cabeada ou wireless.

E estamos falando de inúmeros dispositivos eletrônicos, como smartphones, sensores em automóveis, fechaduras eletrônicas, máquinas automatizadas, eletrodomésticos inteligentes, monitores de temperatura, etc.  Atualmente, todos esses aparelhos já são capazes de interagir e realizar tarefas automatizadas, enviando informações para serem processadas em sistemas de cloud computing sem a necessidade de qualquer intervenção humana.

A seguir vamos entender melhor como isso deve impactar diversas áreas de nossas vidas.

Automação Residencial ajuda a tornar a maior parte dos equipamentos eletrônicos da sua casa automático. Imagine controlar o ar condicionado, a televisão, as luzes, a cortina ou mesmo a irrigação do jardim com alguns cliques no seu iPhone ou no iPad. É a sua casa inteligente com automação residencial.

automacao-residencial

MUDANÇAS NA ROTINA PESSOAL

As cidades se tornam inteligentes também. Imagine ter seu veículo conectado ao sistema de tráfego da cidade e ser notificado rapidamente sobre trajetos indisponíveis ou com trânsito intenso.

A cidade de Copenhague, na Dinamarca, é considerada uma cidade inteligente. Lá é possível alugar bicicletas com sensores que analisam a qualidade do ar e são equipadas com GPS, notificando o ciclista sobre congestionamentos durante o percurso.

Isso sem falar nos sistemas domésticos, que usam o smartphone para realizar diversos tipos de funções, tais como abrir a porta de casa remotamente, ligar o ar-condicionado e até saber o que está faltando na geladeira.

Toda essa praticidade deverá impactar o comportamento social como um todo, pois as tecnologias tendem a ser constantemente aperfeiçoadas, tornando-se mais baratas e acessíveis, como foi o caso do smartphone, atualmente utilizado por quase todas as pessoas.