Escolher uma das telas para projetor para home Theater disponíveis no mercado nem sempre é simples. Isso porque existem diferentes modelos e acaba causando dúvidas, levando às pessoas ao erro. É comum muita gente comprar a tela inadequada e só descobrir isso depois da instalação.

As telas erradas podem deixar a imagem opaca, muito brilhosa, com contraste desequilibrado ou até fora de enquadramento. Para garantir a compra da tela ideal, é preciso tomar certos cuidados e seguir algumas dicas. Antes de tudo, vamos explicar como os principais tipos de telas funcionam.

Conheça as telas para projetor para home Theater disponíveis no mercado

Telas fixas para projetor de home theater em Santos

Telas fixas para projetor de home theater

Basicamente, há no mercado dois tipos de telas para projetor de home theater: a fixa e a retrátil. Os modelos de telas fixas, como o próprio termo diz, são presas por conta de um quadro sólido. E ficam esticadas e presas por meio das duas pontas e é preciso utilizar prendedores específicos para elas. Esse modelo oferece bastante praticidade para as pessoas, uma vez que são fixos, ou seja, basta direcionar e ligar o projetor para poder assistir ao que quiser.

As telas presas são indicadas para quem tem espaços próprios para exibição de filmes, séries, novelas, etc. Por exemplo, elas são excelentes para ficar na sala de TV com projetor e home theater fixos. Não é indicado usar esse tipo de tela em lugares usados para mais de uma finalidade, já que os aparelhos ficam fixos o tempo todo.

As telas fixas também são as melhores escolhas em relação ao baixo preço e, também, ao fato de terem o quadro em volta, um detalhe que faz toda a diferença. Mas, afinal de contas, por que essa borda preta é tão fundamental?

As telas com quadros em volta fazem com que a imagem fique perfeitamente enquadrada e isso reflete na melhora da percepção dos telespectadores e ainda ajuda a melhorar o contraste. Mas para isso o indicado é que as telas tenham de 5 a 7,5 cm de borda preta (esses valores podem variar conforme a tela for maior). Mais uma vantagem é que se for preciso aumentar o tamanho da imagem, a borda excluirá os excessos e, assim, pode manter o contraste e o foco corretos.

Telas retráteis para projetor filmes n home theater

Diferente das telas fixas, as retráteis são aquelas que esticam e recolhem. Você certamente já deve ter visto esse modelo em salas de aula ou em espaços de palestras e workshops.

As telas retráteis costumam custar mais caro do que as fixas, mas têm a vantagem de praticidade para lugares multiusos, por exemplo, se você usa uma sala para assistir à TV e, também, receber visitas, a retrátil é a melhor opção.

É possível esticá-la para ver as programações da TV aberta ou fechada e depois recolhê-la caso você precise receber familiares e amigos. Mais uma vantagem é que as telas retráteis não dependem de suportes fixos, pelo contrário, dá para usar suportes que se movem. O projetor também pode mudar de local, ao invés de ficar somente “preso” em suportes no teto. Além disso, o fato da tela ser retrátil faz com que a imagem seja exposta com maior suavidade.

LEIA TAMBÉM: RECEIVER : O CÉREBRO E O MÚSCULO DO HOME THEATER

Usar a parede como tela

As pessoas podem ainda optar pelo uso da própria parede de casa ou do ambiente de trabalho como tela. Mas os especialistas no assunto ressaltam que, para isso, é preciso ter uma parede com boas condições. E principalmente, pintada de uma cor que favoreça as imagens projetadas.

Algumas marcas já fabricam tintas que causam menos refração e brilho. Mas, ainda assim, a qualidade da projeção não é tão boa quanto com em uma tela. De forma geral, é indicado uma parede lisa, fosca e branca. Porém, para ambientes com pouca luminosidade é recomendável a cor cinza clara.