Você chega em casa, abre a porta e entra. Neste momento, as luzes se acendem automaticamente; apertando um botão as janelas e cortinas se abrem e, apertando outro, imediatamente começa a tocar sua música preferida no home theater. Seria essa sua casa dos sonhos? Esses são alguns dos motivos para você automatizar sua casa e simplificar sua vida

Usufruir dessas funcionalidades é mais simples e acessível que se imagina. Hoje, casas inteligentes são realidade num mercado em expansão. É através de um projeto de automação residencial que você transforma uma residência convencional em uma casa automatizada, integrando diversos sistemas e equipamentos eletroeletrônicos, projetados para conversarem entre si, e controlados pelo seu smartphone, notebook ou sistema central da residência.

Por que automatizar sua casa? Para simplificar sua vida.

AUTOMATIZAR SUA CASA: APLICAÇÃO NA PRÁTICA

Se você preza por conforto, pode integrar os sistemas de iluminação, áudio & vídeo (home theater, home cinema) e climatização, deixando a sala preparada para uma sessão de cinema com um simples toque no seu smartphone. Se seu foco for segurança, pode integrar os conjuntos luminotécnico e de vigilância, e criar um sistema de monitoramento próprio. Se busca economia, pode instalar dispositivos de acionamento e desligamento automáticos de iluminação e água.
As possibilidades são muitas, mas todas elas visam praticidade, conforto e agregam valor ao seu imóvel. É um investimento no qual você só tem a ganhar.

Por que automatizar sua casa? Para simplificar sua vida.

COMO FAZER PARA AUTOMATIZAR A SUA CASA

O ponto central de automatizar a sua casa é adequar o projeto de instalação elétrica convencional adicionando módulos que agreguem inteligência ao sistema, como: eletrodutos (conduíte) para passagem de cabos de automação, quadro de automação, cabos de rede Wi-Fi e pulsadores no lugar de interruptores comuns – eles vão permitir que você acione diversos sistemas de um só local e ao mesmo tempo.
Você pode fazer a automação residencial durante a construção do imóvel ou mesmo durante uma reforma, já que a adequação da instalação elétrica é bem acessível. Além disso, é possível fazer o que chamamos de pré-automação residencial, que é apenas a preparação do ambiente (passagem dos eletrodutos e cabos), sem a instalação de todos os dispositivos tecnológicos, que você pode fazer somente quando for a melhor hora.
Hoje, há uma gama de profissionais e marcas especializados neste segmento, que aliam tecnologia, design e alta performance para suprir as necessidades do seu dia a dia.