10 de fevereiro de 2019 admin

Mono, estéreo e surround: entenda a diferença entre os módulos de som

Mono, estéreo e surround. Três módulos de som e inúmeras possibilidades para criar uma atmosfera cinematográfica especial e envolvente em casa. Além de possibilitar uma experiência ímpar para ouvir músicas.

Atualmente, os novos serviços de stream de vídeo e de música possuem tanto material para entretenimento que é preciso saber escolher os melhores recursos para aproveitá-los ao máximo. Então, para começar, é preciso conhecer e compreender os recursos de áudio. Assim, hoje vamos explicar a diferença entre os módulos de som: mono, estéreo e surround. Confira:


Mono, monoaural ou monofônico

Esse som mais conhecido como mono, como o próprio nome sugere, tem como característica a reprodução e a captação por um único canal. Um canal simples como um microfone, ou outro aparelho. Em TVs, rádios, amplificadores, um mesmo som idêntico sai por ambas as caixas. Apesar de sua aparente simplicidade, o som mono tem suas vantagens, afinal ele consegue sustentar a reprodução de áudio de uma maneira uniforme e retilínea. Portanto, é perfeito para fãs de bandas clássicas como “The Beatles” para ouvir com profundidade máxima e sentir a essência da amplitude musical.

Som estéreo ou estereofônico

Ampliando as possibilidades do som mono, o estéreo utiliza dois canais diferentes que, em sincronia, reproduzem o áudio. Assim, são divididos em dois canais:

L – Em inglês left; em português: esquerda

R – Em inglês rigth; em português: direita

É o tipo de som reproduzido nos fones de ouvido e que vem marcado comas letras L e R.

O estéreo possibilita ouvir os diferentes instrumentos musicais e os diferentes sons da gravação em canais alternados, conforme o som foi gravado no momento. Então, há melhor percepção de cada detalhe de cada tipo de som e até das diferentes notas musicais alcançadas em um vocal.

Surround ou multicanal

Inovando, o surround eleva a quantidade de canais de recepção e emissão de som. Além dos dois canais do som estéreo o som multicanal chega a ter até 7 canais. O som passa a ser interpretado de duas para três dimensões. Preenchendo então, o ambiente em que é reproduzido por completo, em 360 graus, proporcionando uma simulação que permite uma completa imersão e sensação de realidade.

Com diferentes pontos focais de reprodução sonora há possibilidades de simular uma banda tocando ao vivo, cada caixa reproduzindo uma voz, um instrumento.

Por ser o mais moderno módulo de som ele está presente hoje nas TVs de última geração e nos aparelhos de home theaters. Esses aparelhos já são fabricados e pensados para proporcionar a mais mágica atmosfera cinematográfica possível e as mais reais sensações em termos de música.

Enfim, temos três tipos de som, várias possibilidades e estilos diferentes que se adaptam às necessidades e desejos de cada um. Do clássico com o módulo mono ao mais moderno com o módulo de som surround, cada um com suas características proporciona diferentes atmosferas sonoras.