Umas das alternativas para tornar a rotina mais descomplicada é o uso da tecnologia, que permite automatizar algumas funções habituais em uma casa, que antes eram tarefa dos moradores. Nesse sentido, a automação residencial é uma excelente aliada para aqueles que buscam maior conforto e comodidade em seus lares.

1. Melhorar o conforto

A automação residencial permite otimizar diversas tarefas domésticas. As vantagens que podem ser usufruídas são inúmeras; seja por meio do uso de um controle remoto ou do smartphone. Por exemplo, as luzes podem se acender no horário planejado, o som ambiente toca, no momento da entrada na casa e as cortinas se fecham quando começa a chover. Há possibilidade, inclusive, de controlar a temperatura de acordo com padrões preestabelecidos.

Para pessoas com necessidades especiais, a automação residencial é uma excelente facilitadora da vida. Com o uso de dispositivos móveis, como tablets e celulares, é possível fazer o envio imediato de solicitação de assistência, quando necessário.

LEIA TAMBÉM: AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL SIMPLIFICA A SUA VIDA. SAIBA COMO!

2. Promover economia

Como o custo da energia elétrica está cada vez mais alto, a automação é uma ótima solução, graças à sua utilização somente quando realmente é necessária. Ou seja, nada de luzes acesas em ambientes vazios ou ar-condicionado ligado quando a temperatura já está agradável.

Um exemplo é o sistema de dimerização das áreas de iluminação — que além de economizar a energia, prolonga a vida útil das lâmpadas. Outra vantagem é a otimização da luz natural; um fator importante quando pensamos em sustentabilidade.

Automação Residencial ajuda a tornar a maior parte dos equipamentos eletrônicos da sua casa automático. Imagine controlar o ar condicionado, a televisão, as luzes, a cortina ou mesmo a irrigação do jardim com alguns cliques no seu iPhone ou no iPad. É a sua casa inteligente com automação residencial. SOLICITE ORÇAMENTO

3. Garantir segurança

Os sistemas de proteção podem ser totalmente integrados por meio de fechaduras eletrônicas e de câmeras ambientadas, sendo possível ter total controle sobre o que se passa em todos os cômodos e, inclusive, na área externa da casa.

É viável, também, a instalação de leitores biométricos, ou de leitura digital da íris, que identificam todas as pessoas que têm acesso às dependências. Quem possui filhos pequenos pode monitorá-los, quando estiver fora de casa, por meio da internet — o que garante a segurança das crianças.

O chamado botão de pânico — aviso silencioso que pode alertar empresas de segurança ou autoridades policiais, quando algo grave estiver acontecendo — faze parte da automação residencial e pode ser colocado em locais discretos, onde só os moradores sabem a sua localização.

4. Proteger contra acidentes domésticos

A automação residencial evita a ocorrência de falta de energia por sobrecarga nos aparelhos eletrônicos. Ela impede também que ocorram vazamentos de gás e água, e caso aconteçam, é acionado um sistema que faz o bloqueio imediato e informa as pessoas do incidente, através dos meios de comunicação interligados.

Hoje, a tecnologia não é mais coisa do futuro ou um luxo restrito a poucos. A cada dia ela está mais acessível e se transformando em uma necessidade real, que facilita e promove a segurança na vida de todos.