18 de abril de 2019 admin

Automação residencial: soluções para ambientes onde tenham idosos

A acessibilidade de ambientes para idosos é um desafio da arquitetura atual. A necessidade que os todos os lugares contem com facilitadores para essa idade tão especial é real. Então, com esse cenário, imagine poder contar com uma casa moderna, da qual as luzes sejam acionadas de forma automática, que conte com rampas ao invés de escadas, além de um sistema que sirva como aviso para emergências. Pois saiba que essas e outras tantas funcionalidades são possíveis com a automação residencial para idosos. E no post de hoje listamos alguns benefícios para te mostrar como ela é capaz de tornar a vida na 3ª idade bem mais fácil! Acompanhe.

Soluções de automação residencial para idosos

O mercado da automação residencial é especialmente voltado para as necessidades cotidianas enfrentadas pelos idosos. Ela visa promover uma maior independência à vida deles, proporcionando uma locomoção com segurança dentro de casa e contar com um botão de emergência, caso o usuário precise de socorro.

Para aqueles que têm limitações físicas que restrinjam a sua locomoção, a automação residencial para idosos proporciona diversas soluções inteligentes, como o assento manual, que permite ao idoso subir e descer escadas de forma segura e sem o risco de quedas.

Além disso, os sistemas de automação residencial possibilitam o controle da temperatura do ambiente, da iluminação, de aparelhos de rádio e TV através de um único controle remoto. Assim, os idosos passam a ter um ambiente muito confortável, sem a necessidade de se locomoverem para acionar qualquer uma dessas funções, o que evita quedas, acidentes e fadiga.

Câmeras de segurança

Fazer a automação residencial para idosos não significa apenas maior independência e conforto para esse público, mas também oferece uma maior tranquilidade em termos de segurança, tanto para os idosos quanto para as crianças.

Através de câmeras de segurança monitoradas via internet, os parentes podem visualizar a residência em tempo real através do computador ou smartphone. Assim, é possível identificar rapidamente o que está acontecendo no ambiente em caso de situações de emergência, mesmo quando a criança ou pessoa idosa está impossibilitada de pedir ajuda.

Botão de pânico

Outra medida de segurança que a automação residencial proporciona são os Botões de Pânico. Eles são aparelhos que, quando acionados pelo idoso, entram em contato automaticamente com uma central de emergência que envia ao local o socorro necessário e avisam aos familiares sobre o ocorrido.

Geralmente, esse botão é utilizado como uma pulseira ou um colar, de forma que sempre fique junto à pessoa idosa e possa ser acionado sem levantar suspeitas, especialmente em casos de arrombamento ou assalto à residência.

 

Luzes e portas automáticas

Os sensores de presença são uma peça chave na automação residencial. Eles funcionam ativando a iluminação, a abertura e fechamento das portas, janelas e cortinas, ligando e desligando qualquer dispositivo que conte com função on e off, de forma totalmente automática, sendo extremamente útil para residências que com pessoas idosas ou crianças.

Além disso, os sensores de presença conseguem apontar se a pessoa está ou não em casa. Isso contribui para a identificação de situações anormais nos ambientes, como um fogão aceso sem a presença do morador ou alterações incomuns na rotina que possam indicar que a pessoa está em uma emergência.

Controle de medicamentos

Uma preocupação muito comum entre médicos e familiares é em relação à dose da medicação dos idosos que, muitas vezes, tomam um remédio e depois se esquecem de que já tomaram a dose, o que pode levar a sérios problemas de superdosagem acidental.

A automação residencial para idosos conta ainda com um sistema inteligente associado às tampas dos frascos de remédios, ajudando aos idosos a se lembrarem dos horários em que se deve tomar os medicamentos, além de contar com um receptor que envia um alerta à própria pessoa ou a um familiar, no caso de esquecimento da dose a ser tomada.

As soluções de automação residencial para idosos permitem que esse público consiga manter a sua independência dentro de casa e que tenham uma vida mais confortável e segura. Muitas delas também podem ser aplicadas às residências que tenham crianças ou pessoas com algum tipo de deficiência.