20 de agosto de 2017 admin

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL – Iluminação funcional e principalmente inteligente

É fácil reconhecer o local que recebeu o cuidado de um projeto profissional de iluminação. O ambiente é sempre mais aconchegante, as  luzes não gritam nos olhos e muito menos os dispositivos não ficam tão à vista, como dizem “para facilitar o acesso ao usuário”. Não, interruptor é agora a mesma coisa que que carro que só funciona à gasolina: ultrapassado, sem praticidade e economia.

A automação de iluminação consiste em criar um sistema de iluminação controlado pelo usuário de maneira simples e muito mais prática. Também contempla um sistema inteligente que muitas vezes não precisa de qualquer interferência para que funcione da melhor maneira possível.  Essa automação traz benefícios reais tanto para residências quanto para indústrias.

IA automação residencial, embora pareça futurista, já está presente em muitos lares e é um conceito que ganha cada vez mais espaço. Trata-se de um diferencial no projeto de seu comércio ou residência. Exemplo do que se é possível através da automação é a substituição da fechadura por um sistema de acesso por biometria, onde a impressão digital substitui as chaves. Os sistemas para acionamento de iluminação, ar condicionado, cortinas, áudio e vídeo, também podem ser acionados a distancia, através do celular, computador ou tablet, via Internet

Redução de custos

Um dos principais benefícios associados à automação de iluminação é a redução de custos. Essa redução se dá, basicamente, por dois motivos: existe uma disponibilidade de tempo de uso personalizada das luzes, elas só estarão acesas dentro do horário planejado e com sensor de presença e até de claridade, este último muito usado em áreas externas. Além disso, ainda utilizam-se lâmpadas que consomem menos, como é o caso da LED. No caso de uma casa, por exemplo, a automação de iluminação elimina o péssimo e caro hábito de esquecer uma luz acesa em um cômodo. Já na indústria, a automação de iluminação garante que determinadas áreas nunca fiquem sem iluminação, sendo acionadas sempre quando for detectado movimento.

Segurança física

A segurança física também é beneficiada pela automação de iluminação, já que nem sempre é possível controlar a luz manualmente. Imagine, por exemplo, uma casa onde mora pessoas idosas. O risco de um acidente doméstico devido a má iluminação ou a ida até o interruptor no escuro, com a automação é eliminado. Com a automação da iluminação, sempre que essa pessoa estiver no ambiente o local estará iluminado, garantindo maior segurança.

Já para as indústrias, a automação de iluminação ajuda a proteger o patrimônio. Como as luzes são acesas a partir da detecção de movimento, o sistema impede a invasão de pessoas não autorizadas ao local, por exemplo.

Automação Residencial ajuda a tornar a maior parte dos equipamentos eletrônicos da sua casa automático. Imagine controlar o ar condicionado, a televisão, as luzes, a cortina ou mesmo a irrigação do jardim com alguns cliques no seu iPhone ou no iPad. É a sua casa inteligente com automação residencial. SOLICITE ORÇAMENTO

Durabilidade e praticidade

Como a automação de iluminação utiliza equipamentos bem planejados e luzes mais duráveis, todo o sistema possui um tempo muito maior de disponibilidade. Isso significa que, ao contrário de uma lâmpada comum que pode acabar queimada a qualquer momento, a automação de iluminação aumenta o tempo de duração do sistema como um todo. Embora isso seja positivo para uma residência, é ainda mais indispensável para a indústria, já que tem maior consumo de energia.

Conforto beleza e comodidade

Não se preocupar em configurar luzes ou poder controlá-las de onde estiver gera muito mais conforto e comodidade. Assim, usar as luzes do ambiente se torna um processo natural e simples!

Em residências, permite que os moradores possam controlar as luzes facilmente, diminuindo deslocamentos necessários. Já para indústrias, diminui a necessidade de adaptações constantes no sistema de iluminação, aumentando a disponibilidade dos funcionários e, portanto, a eficiência. Utilizar a automação de iluminação é altamente benéfico para residências e indústrias porque não apenas há uma redução nos gastos como também é possível ter mais conforto, comodidade, segurança e responsabilidade ambiental.

Tagged: ,