Sistema que reúne inovação e tecnologia em uma só prática, a aspiração central consiste em um complexo que tem como objetivo principal promover a melhoria do ar que é respirado pelas pessoas em uma determinada construção civil – seja ela um edifício, uma casa tradicional ou até mesmo uma área de lazer.

Diferentemente do que ocorre com os aspiradores de pó tradicionais, que são aqueles que fatalmente apresentam barulhos e falhas estruturais no decorrer de seus funcionamentos, o sistema de aspiração central reside na composição de tomadas fixas que, uma vez dispersas nas paredes por meio de uma mangueira, aspiram o pó e o enviam para uma espécie de central de aspiração situada em um local separado e distante do ambiente em que a limpeza em si acontece.

De tal maneira, o sistema acaba por contar com alguns benefícios estruturais por trás de suas práticas. Confira quais são eles:

Fim dos ácaros

Ao lado das bactérias e do pó de uma forma geral, são os ácaros os microorganismos que mais e melhor marcam presença em uma determinada construção civil. Com o sistema de aspiração central, no entanto, suas vidas úteis passam a ter os dias contados, pois o complexo se responsabiliza por aspirar estas micropartículas e levá-las para fora, fazendo com que o próprio ar observado no interior da construção venha a se caracterizar por ser mais positivo em termos de limpeza e de qualidade propriamente dita.

Silêncio atrelado a tecnologia

Um dos grandes predicados da aspiração central também pode ser representado pelo aspecto silencioso de suas práticas. Isto é, ao se apresentar como uma espécie de agradável brisa do vento, o sistema elimina as impurezas do ambiente com a maior discrição possível.

Na prática, aliás, este destaque somente se faz possível de ser alcançado por conta da alta tecnologia que é inerente à definição nua e crua da aspiração central em si. Ou seja, trata-se de uma plataforma tecnológica que reúne – de uma única vez – limpeza e higiene de ponta em uma mesma atividade.

Leveza

Não há como encerrarmos este artigo sem que possamos sequer mensurar a leveza que há por trás das aplicações dos sistemas de aspiração central. Com leveza, neste-caso, subentende-se o fato de que a mangueira presente no complexo chega (normalmente) até nove metros de comprimento (isto é, o suficiente para atingir todos os cantos da construção sem que, em contrapartida, seja necessário ocupar o espaço e o peso tradicional exigidos pelos transportes dos aspiradores convencionais).