Montar uma casa inteligente já é uma realidade no Brasil. Os produtos conectados estão cada vez mais acessíveis, e os usuários podem aproveitar diversas funcionalidades que prometem facilitar o dia a dia, incluindo a economia de energia. De lâmpadas smart até ar-condicionado com Wi-Fi, esses eletrônicos podem ser encontrados a preços variados no mercado eletrônico brasileiro.

Confira a seguir oito coisas que você precisa saber para transformar seu lar em uma casa do futuro.

O que é preciso para conectar sua casa?

Uma das principais funcionalidades que as casas smart oferecem é a possibilidade de controlar todas as funções a partir de um dispositivo central. Com seu smartphone, tablet ou até mesmo PC, o usuário pode ajustar a temperatura do ar, acionar uma cafeteira e até regular quando as luzes de casa vão acender.

montar uma casa inteligente

Quais tipos de aparelhos são usados em uma casa inteligente?

Os itens mais comuns de casas inteligentes são as lâmpadas smart. Esses dispositivos podem ser controlados de maneira remota e permitem ao usuário ajustar luminosidade, cor e rotina de funcionamento. Esses itens já são encontrados com facilidade no mercado brasileiro, mas também é possível importar.

Conforme a tecnologia avança, novas possibilidades são criadas. Em uma casa completamente integrada, por exemplo, é possível controlar o ar-condicionado, programar o funcionamento de determinado eletrodoméstico, habilitar e desabilitar tomadas e até mesmo abrir a porta de casa ou portão da garagem diretamente de um smartphone conectado.

Qualquer casa pode ser smart?

A principal exigência de uma casa inteligente, é uma conexão Wi-Fi que possibilite a comunicação dos diversos dispositivos. Desse modo, desde que o ambiente tenha uma boa infraestrutura de rede, já é possível iniciar um processo de automatização dos itens. Assim, podemos concluir que sim, qualquer casa pode se tornar uma casa inteligente. Para adicionar mais funcionalidades vai exigir apenas um investimento maior na rede e na aquisição de novos produtos.

É preciso contratar profissionais para realizar as adequações?

Se você quer simplesmente controlar a iluminação de sua casa ou mesmo adquirir algumas tomadas inteligentes, provavelmente a leitura atenta dos manuais de instrução e um conhecimento mínimo no manejo da rede devem ser o suficiente para fazer o sistema funcionar.

No entanto, se a ideia é conectar sua casa à Internet permitindo acessos liberados remotamente ou administrar um grande número de usuários, é interessante procurar empresas especializadas. Isso porque conectar produtos essenciais do seu lar ao Wi-Fi sem os níveis de segurança adequados pode ser perigoso. Além disso, alguns produtos exigem uma instalação mais complexa, como é o caso dos ar-condicionados.