O número de pessoas interessadas no cultivo orgânico em casa não para de aumentar. Tendo em vista os diversos benefícios que o cultivo orgânico traz, é comum que a procura por opções de cultivo caseiras seja cada vez maior.

O primeiro passo para dar início ao planejamento de uma horta em apartamento é escolher bem o local onde ela será montada. Este local deverá receber luz solar direta, ou até mesmo indireta, pois esta, é fundamental para o bom desenvolvimento das plantas. A maioria das espécies necessita de pelo menos quatro horas diárias de exposição ao sol (preferencialmente o da manhã ou do fim da tarde). Mas, é importante lembrar que a preparação da terra, a boa manutenção e a seleção adequada dos cultivares, também são passos importantíssimos.

Quem cozinha sabe que, um dos principais segredos dos sabores presentes nos pratos, são os ingredientes frescos. Além de colir o prato, eles trazem mais saúde as nossas refeições.

Resultado de imagem para HORTA DO APARTAMENTO

Entre os inúmeros benefícios dos alimentos orgânicos estão:

•Ausência de substâncias químicas produzidas pelos agrotóxicos
•Alimentos livres de produtos químicos não têm nem o aroma e nem o sabor alterados
•É um ato positivo no quesito futuro do planeta pois se fundamenta na conservação dos recursos naturais
•Frutas e legumes orgânicos podem ter até 40% mais antioxidantes do que as plantas convencionais
•Ajudam na desintoxicação pois purificam o organismo
•Propicia a maior durabilidade das frutas e legumes

LEIA TAMBÉM: COMO FAZER UMA HORTA EM CASA

A seleção das culturas é uma etapa muito importante e que merece atenção. Opte por hortaliças com raízes curtas, como por exemplo: Alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão, couve-flor, ou até mesmo frutas de pequeno porte. Morango e tomate-cereja são exemplos. Vegetais que desenvolvem longas raízes, como cenoura, mandioquinha e rabanete, não se adaptam bem a solos pouco profundos.

Confira alguns dos cultivares ideais para cultivo em apartamentos.

Alecrim

O alecrim é ideal para quem não dispõe de muito tempo para se dedicar ao cultivo. A espécie adapta-se facilmente a diferentes temperaturas desde que não sejam muito altas ou baixas. O solo para plantio de alecrim deve ser regado com frequência. No entanto, depois de desenvolvida é possível que ela fique até 3 dias sem ser regada. Pode ser colhido 90 dias após ter sido plantado. O alecrim pode ser usado em diferentes tipos de carnes, peixes e batatas.

alecrim

Orégano

O orégano sobrevivem a temperaturas extremas, porém o ideal é plantá-lo em locais onde a temperatura se mantenha entre 21°C e 25°C. A planta necessita de, pelo menos, 4 horas de luz solar direta. O solo que recebe esta planta não deve ficar nem muito seco, nem muito úmido. As folhas podem ser colhidas após a planta atingir cerca de 20 cm de altura. Uma dica bem legal é que quanto mais tempo o orégano estiver exposto ao sol, mais aromáticas serão suas folhas. Pode ser usado em molhos, assados e pizzas.

orégano

Hortelã

A hortelã merece uma atenção, pois possui raízes invasoras que não gostam de vizinhos. Sendo assim, é necessário que o plantio dela seja realizado em vaso. Até porque sua raiz é muito profunda e diretamente no solo ela poderia se tornar uma praga. Deve ser plantada em locais protegidos do vento e em que a temperatura seja amena. O solo precisa ser mantido úmido. A hortelã é uma planta que precisa de bastante água. Quando a planta está ganhando flores o sabor e o aroma são mais intensos, por tal motivo é recomendada a colheita nesta época. A hortelã pode ser usada em sumos, molhos, grelhados, assados, sobremesas e na decoração de pratos.

hortel

Automação Residencial ajuda a tornar a maior parte dos equipamentos eletrônicos da sua casa automático. Imagine controlar o ar condicionado, a televisão, as luzes, a cortina ou mesmo a irrigação do jardim com alguns cliques no seu iPhone ou no iPad. É a sua casa inteligente com automação residencial. SOLICITE ORÇAMENTO

Manjericão

Esta querida e super perfumada planta precisa ser cultivada em locais em que a temperatura seja superior a 18°C e com bastante exposição solar. Pelo menos 3 horas de luz solar direta diárias são necessárias para a planta. Assim como a hortelã, o manjericão é uma planta que necessita de bastante água, por isso é necessário regá-lo diariamente mas de forma moderada para que não o encharque. A colheita das folhas pode ser feita entre 60 a 90 dias após o plantio. Use o manjericão em carnes brancas (frango, perú), omeletes, molhos para massas e carnes.

manjericao001

Sálvia

A sálvia gosta de temperaturas baixas ou amenas. A planta necessita de 2 horas ou mais de exposição solar. O solo deve ser mantido úmido mas caso as temperaturas sejam baixas regue com moderação. A colheita deverá ser realizada quando as plantas estiverem bem desenvolvidas, entre 90 a 120 dias após o plantio. Use a sálvia para decorar pratos e no tempero de carnes gordurosas.

salvia

Salsa

Esta verdinha aprecia muito temperaturas amenas que não ultrapassem os 22°C. Caso não seja cultivada nesta condição começará a dar flor de forma precoce. A salsa deve ser mantida em locais com sombra parcial para que esta absorva a luminosidade mas que não permita que a planta fique exposta demais a altas temperaturas. O solo deve ser mantido úmido mas nunca encharcado. A colheita é feita quando a planta atinge entre 12 a 16 cm de altura (60 a 90 dias após ter sido plantada). A salsa é geralmente usada em omeletes, sopas, saladas, assados de carne e suflês.

salsa_jatefalei

Cebolinha

A cebolinha cresce melhor em temperaturas indo de 13°C a 24°c, mas há cultivares que podem suportar baixas temperaturas e há cultivares que podem crescer bem em altas temperaturas. Para o bom desenvolvimento ela necessita de luz solar direta por ao menos algumas horas diárias. Em relação ao solo, deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Ela se desenvolve bem em diversos solos, menos solos sujeitos a encharcamento e os muito ácidos. Por tal motivo, o solo deve ser irrigado com frequência mas nunca de maneira que fique encharcado. A colheita de folhas da cebolinha pode começar entre 75 e 120 dias após o plantio. As folhas devem ser colhidas por inteiro, junto à base, e não pela metade. A planta também pode ser colhida inteira, para aproveitamento do pseudocaule. Neste caso a colheita é realizada por alguns horticultores cerca de 3 meses após o plantio, enquanto outros deixam a planta crescer por 9 meses ou mais.

cebolinha

Folha de louro

O louro também pode ser plantado a partir de sementes em um pequeno vaso. No entanto, como ele cresce bastante, pode ser necessário transferi-lo para um espaço maior, de acordo com o seu desenvolvimento. O ideal é colocá-lo perto de uma janela que não receba luz solar direta. Ele também precisa de boa ventilação e não muita água.

folha-de-louro

Cerefólio

O cerefólio é uma erva muito parecida com a salsa. Ele se dá bem com temperaturas baixas e o ideal é que seja plantado no final do verão ou início do outono.

cerefolio-planta

Tomilho

O tomilho (Thymus vulgaris), família Lamiaceae, é um subarbusto aromático da família das labiadas. É famoso pelo sabor picante e é uma especiaria que vale a pena ter no jardim, pois além de enfeitar os canteiros, faz bem à saúde. Ele é um grande conhecido entre as pessoas que gostam de cozinhar ou desfrutar de boas receitas. Vai bem em carnes vermelhas, molhos, legumes e peixes. O tomilho é uma erva rústica, que não precisa de muitos cuidados. Na região da Provence, na França, chega a crescer espontaneamente entre pedras, devido ao solo seco e rico em calcário. O tomilho não precisa de muita água. A dica para descobrir se é hora de regar é colocar o dedo na terra e só molhar a planta se o substrato estiver seco. O tempero também não é exigente quando à adubação. Quando a planta estiver com 15 cm – o que acontece cerca de 15 dias após o plantio da muda, ou em 60 dias no caso do plantio por sementes -, os ramos já podem começar a ser podados e usados na culinária. Corte-os com uma tesoura e jamais arranque apenas as folhas, pois isso danifica a planta.

tomilho

As opções de cultivo em apartamentos são diversas e variam de acordo com o gosto pessoal de cada um.

Há como preparar hortas em vasos. Hortas em jardineiras. Hortas de parede. O fator principal é o local que necessita de luz solar, e a manutenção das plantinhas. E assim você terá uma horta em apartamento.