Na hora de comprar uma televisão ou um projetor, analisar o contraste do aparelho se faz mais que fundamental. Mas o que de fato é contraste? É a relação entre o branco e o preto em uma imagem. Ou seja, quantas vezes o nível de preto é mais escuro que o branco puro. Dessa forma, quanto maior a relação do contraste, maior é a habilidade de um monitor mostrar detalhes sutis de cor, suportar ambientes claros e apresentar aos seus olhos diversas nuances de preto, cinza e demais cores escuras, melhorando a sensação de profundidade e movimento nas cenas.

Como avaliar o contraste na hora de comprar uma televisão?

Isso porque a capacidade de identificar pretos profundos, brancos alvíssimos, áreas de sombra e toda a extensa gama de gradações de cinza (conceito que especialistas chamam de “luminância”) é o que define a qualidade de um aparelho. O contraste também é importante para que o brilho da televisão não incomode os olhos.

 

Como avaliar o contraste na hora de comprar uma televisão?

Como analisar o contraste:

É interessante ressaltar que contraste não tem nada a ver com resolução. Projetores 4K oferecem maior quantidade de pixels, mas não necessariamente tem melhores níveis de preto (black level). Outro fator que pode confundir é que até hoje não foi estabelecido uma norma para medição de contraste, cada fabricante pode utilizar seus próprios critérios.