Uma das manobras mais difíceis para os motoristas de barco é a atracação, e para auxiliar nesse momento a Volvo Penta lançou uma tecnologia revolucionária.

 

Nova tecnologia lançada pela Volvo Penta faz barco ir sozinho até o local de embarcação. Apresentado em Gothenburgo, na Suécia, sistema chamado auto-docking é pioneiro e torna manobras do barco mais fáceis

 

A Volvo Penta inovou ao apresentar o sistema chamado de auto-docking, em que o barco pode ir sozinho, sem ajuda de comando manual, até a embarcação. A tecnologia é pioneira e foi revelada durante o Volvo Ocean Race, evento que aconteceu em junho de 2018, em Gothenburg, Suécia.

O objetivo do recurso é facilitar as manobras de atracação do barco. Na demostração do auto-docking, a Volvo exibiu o funcionamento do sistema em um barco com 68 pés, que usou a tecnologia acionada através do joystick do posto de comando, outra evolução tecnológica que dá mais autonomia às embarcações.

Problemas recorrentes como vagas estreitas, condições adversas do vento, marinas abarrotadas de barcos e situações semelhantes são corrigidos a partir de agora com a nova tecnologia. Na hora de atracar, o barco terá nova capacidade de resposta através do sistema IPS e com a ajuda de sensores poderá processar o rumo da navegação.

O barco que tem auto-docking entra na vaga seguramente e sai dela de forma automatizada, mas fora o demonstrativo durante o evento de Gothenberg, na Suíça, isso, por enquanto, só acontece só no papel. É que a Volvo Penta tem a tecnologia em fase de testes. A marca explicou que o sistema funciona em três fases.

Primeiro, ao se aproximar do píer, o barco tem o sistema acionado, e este reconhece que a embarcação entrou em uma ‘zona de captura’. Em seguida, envia um sinal para o capitão de que está pronto para atracar. Assim que o capitão ativa o auto-docking, o barco recebe ajuda do GPS e entra no modo docking. Na última fase, o sistema combina GPS e sentores para começar a automatização da atracação.

O potencial de manobra deve-se ao sistema eletrônico de controle a bordo do barco (EVC), responsável por calcular, através de sensores de direção, quando o barco entra e sai da vaga. Além disso, usa quatro sensores situados no píer e postes de amarras para realizarem a leitura do sistema sem stress, medidas que interrompem o auto-docking.