8 de outubro de 2018 admin

Uma casa automatizada pode ser mais segura e econômica

Você sabe o que é a automação residencial? De forma geral, uma casa automatizada pode ser mais segura e econômica e a utilização desta tecnologia é para controlar ambientes e aparelhos domésticos. Isso permite que o morador controle, digitalmente, diversas funções como:

  • fechar e abrir cortinas

  • regar o jardim

  • aumentar ou abaixar a temperatura no ambiente

  • monitorar câmeras e alarmes

  • controlar  a intensidade das luzes

  • controlar o volume do home theater e aparelhos de som

Tudo isso é feito por Wi-Fi, permitindo o controle através do tablet, celular, computador ou de uma central de controle que reúne todas as funcionalidades em um só lugar. Como esse é um assunto que impressiona e interessa até quem não é muito antenado em tecnologia, a Smart.Touch decidiu trazer alguns dos benefícios de utilizar a tecnologia ao seu favor.

Iluminação

“Vocês pensam que eu sou sócio da companhia elétrica?” Se essa é uma frase que marcou a sua infância, vai ficar feliz em descobrir que automatizar a iluminação da sua casa vai economizar uma boa grana. A economia ocorre por dois motivos:

  1. Não existe mais a história de “esqueci de apagar a luz”. A função de apagar a luz estará sempre disponível em seu celular.

  2. A dimerização, que é o controle da intensidade da luz, ajuda na economia de energia. Como você não precisa de ambientes tão claros na hora de dormir, é possível diminuir a luminosidade e economizar um pouco mais.

A automação residencial também ajuda a aumentar a durabilidade das lâmpadas. Os produtos para esse tipo de sistema já são mais resistentes por si só. Com um maior controle sobre elas, é mais difícil de queimá-las.

Segurança

Um sistema de automação residencial também permite o controle de diversos dispositivos de segurança para a sua casa. Câmeras de monitoramento, fechaduras eletrônicas e alarmes são algumas das ferramentas disponíveis para se proteger, e que podem ser controladas via wi-fi. Assim, é possível identificar qualquer movimentação na casa, ou qualquer disparo dos alarmes, mesmo se você estiver fora de casa. Isso garante maior segurança e mais agilidade em chamar a polícia ou qualquer ajuda necessária.

E se você for adepto da técnica milenar de segurança “deixar as luzes acesas para parecer que tem gente em casa”, sorria. Com uma iluminação automatizada, você pode viajar e configurar horários para as luzes acenderem e apagarem automaticamente. Isso ajuda na economia de luz, tendo em vista que não será necessário que as luzes fiquem ligadas durante o dia.

Climatização

Está saindo do trabalho e percebeu que o dia está super quente? Que tal já ligar seu ar-condicionado antes mesmo de chegar em casa? Itens como aquecedores, ar-condicionado e climatizadores podem ser conectados também à gestão inteligente realizada pela automação da casa.

Com uma programação bem definida, é possível configurar temperatura, pressão e umidade do ar pelo seu celular, e preparar a casa para a sua chegada. Também é possível programar a função econômica, que tem o intuito apenas de manter a temperatura com 50% menos da capacidade do aparelho. Isso garante uma redução significativa no consumo de energia.

Uma casa automatizada

Conforto e praticidade

Com os ajustes disponíveis com apenas alguns toques, o conforto e a praticidade são os principais benefícios da automação residencial. Com uma casa mais inteligente, você terá menos preocupações durante o dia, e poderá manter um ambiente totalmente agradável e seguro ao controlar a iluminação, a segurança e o clima.

Outro ponto forte da automação residencial é a personalização dos comandos de acordo com as necessidades do morador. Cada casa tem um projeto único, configurado pela customização e pelos preços mais acessíveis. Dessa forma, é possível escolher quais aparelhos ou ambientes você deseja incluir no sistema.

Economia

Se você acha que a automação residencial é algo muito chique e que acabará saindo muito caro, pense de novo. Com uma casa integrada, é possível economizar rios de dinheiro a médio prazo.

Já falamos aqui sobre  o controle de aparelhos eletrônicos e da própria iluminação através do celular. Além disso, alguns sistemas contam até mesmo com sensores de presença, que desligam automaticamente os aparelhos se percebem que ninguém está utilizando-os.