Foi-se o tempo em que bastava comprar um projetor para exibir imagens grandes na parede. Não que isso seja uma possibilidade remota, mas é inviável hoje. Projetistas e consumidores estão bem mais conscientes (e exigentes) quanto ao desempenho do sistema de projeção para home theater. Sabem que para alcançar todo o potencial de um projetor é preciso ter uma superfície de absorção plana, lisa e favorável à dispersão homogênea da luminosidade; esta, além do brilho, carrega informações de cores, contraste e nitidez.

Uma tela de projeção para home theater com margens e bordas definidas ajuda no melhor enquadramento da imagem, na percepção do contraste, e valoriza os formatos widescreen, tornando a visualização mais confortável. E convenhamos: exibir na parede imagens de um projetor, independente do modelo, seria o mesmo que ter um automóvel de luxo com rodas finas de um popular.
Para cada estilo de projeto e orçamento é possível adotar um tipo de tela, seja fixa, elétrica, com ou sem tensionamento, curva, translúcida… As opções são variadas, e há dezenas de marcas no mercado. Por isso, é indispensável uma pesquisa sobre o fabricante e seus produtos.

LEIA TAMBÉM HOME THEATER E RECEIVER. QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESSAS TECNOLOGIAS?

“Existem diversos fatores para escolha da melhor tela, entre eles as dimensões e características do ambiente, se interno ou externo, claro ou escuro, e o tipo de projeção, se 2D ou 3D”, afirma Marcos Rabelo da Smart. Touch. “POr isso estamos sempre nos atualizando e buscando novos fabricantes e novas tecnologias” afirma Rabelo.

Para definir o tamanho da tela deve-se ter em mente as distâncias entre tela, projetor e espectadores. E a iluminação do ambiente ajuda a definir o tipo de tecido e as recomendações do fabricante do projetor.

 

TIPOS DE TELA

Com quadro traseiro de fácil instalação, a tela fixa é indicada para home theater em salas dedicadas, ou espaços onde não há circulação de pessoas a todo o instante. Possuem superfície totalmente plana e, se produzidas com tecido simples, são mais acessíveis . Mas ficam expostas a poeira, poluição e insetos, exigindo maior preocupação (e cautela) com limpeza e crianças.

Tela Fixa

 A tela retrátil funciona com mecanismo manual de molas e eixo onde a tela é enrolada. Quando aberta, uma espécie de presilha mantém a tela esticada. Pode ser fixada na parede ou no teto. É mais utilizada em salas de aula e reunião.

Tela Retrátil

Já a tela elétrica é uma opção sofisticada, para sistemas montados em livings, especialmente quando inclui controle ou automação. Um modelo de 92” pode ser encontrado a partir de R$ 1.600. Em geral, possuem estrutura de alumínio ou aço com pintura anticorrosiva e motor tubular – alguns silenciosos, outros nem tanto – ativado por controle remoto (IR), interruptor comum e sensor de corrente. Pode ser descida e recolhida a partir de pulso de 12V enviado pelo projetor, receiver ou central de automação. A instalação costuma ser sobre um forro de gesso ou painel MDF, sendo que a moldura em muitos casos é item opcional.

A Smart.Touch desenvolve para seus clientes projetos de Home Theater e instalação de sistemas de áudio e vídeo personalizados e customizados, seja qual for seu estilo. SOLICITE ORÇAMENTO

Tela Elétrica

Para garantir uma área 100% plana, sem ondulações ou rugas, a maioria das telas vem com sistema de tensionamento nas laterais. Uma novidade é a tela elétrica que dispensa o uso de cordas nas laterais, através de um corte preciso no tecido e do peso equilibrado da tarja, um design mais limpo e atraente.

PELÍCULA/TECIDO

Feitas em material vinílico, como filme de PVC laminado ou fibra de poliéster, as telas Matte White são as mais populares e acessíveis. O ganho de 1.0 (padrão) ou 1.1 e o ângulo de visão de 100º torna o tecido branco fosco a melhor opção para se conhecer a clareza da imagem e a fidelidade de cores produzidas por qualquer projetor.

Em uma sala com menos controle de iluminação, uma tela de película acinzentada, conhecida como High Contrast, pode aprimorar a escala de contraste da imagem. Há profissionais que não trabalham com tela acinzentada, pois argumentam que transforma o branco em cinza e impede a fiel reprodução dos tons. É um tecido com redução de ganho de 0,8, ou maior absorção de luz, por isso não muito indicado a projetores de baixo brilho trabalhando com grandes aberturas de imagem. Por outro lado, o ganho em nível de preto pode ser expressivo se a sala estiver escura, dependendo da qualidade do tecido.

Cada vez mais comum nos segmentos comercial e residencial, a película translúcida ajuda a criar uma atmosfera futurista em locais iluminados, como um living e até área externa. A imagem retroprojetada pode então ser visualizada por ambos os lados sem prejuízo de nitidez, embora numa delas o conteúdo seja apresentado de maneira invertida, incluindo legendas. No início, era aplicada em superfície lisa e transparente, como vidro ou acrílico, mas alguns fabricantes já a oferecem em estrutura tubular como tela elétrica ou retrátil.

Para quem é viciado em filmes e jogos 3D, as telas de alto ganho em brilho e contraste são uma opção para refletir o brilho na projeção. Desvantagem: menor ângulo de visão – em torno de 60º. A Gaia, por exemplo, promete ganho em brilho e contraste (1.8-2.5), compensando as perdas pelo uso da tecnologia 3D na filtragem de polarização.

Outra tela com características relevantes é a microperfurada, geralmente feita em tecido ortofônico. É utilizada em projetos onde há a necessidade de caixas acústicas central e frontais atrás da tela. Modelos mais avançados chegam a oferecer 100 furos por cm².

 

TELA CURVA MULTIFORMATO

Com capacidade de exibir imagens mais imersivas, a tela curva da Gaia foi desenvolvida para projetores com lentes anamórficas, corrigindo a distância focal nas laterais da tela. Os banners motorizados permitem expandir e recuar a área horizontal de acordo com o formato de imagem projetado, seja HDTV (16:9) ou superwide (2.35:1).

A escolha é feita através de controle remoto ou sistema de automação. “A superfície côncava da tela é capaz de ampliar anda mais a sensação de imersão em comparação a uma tela plana”, diz César Daroit.

TELA COM BACKLIGHT RGB

A tela fixa série KEY da Welsyn vem com backlight de leds e proporciona iluminação traseira em RGB (vermelho, verde e azul), além de cores secundárias como branco, laranja, lilás etc., de maneira estática ou variável.

Para manter os tons mais intensos ou suaves, traz regulagem de brilho manual ou automático, por meio de controle remoto. Possui também estrutura em alumínio e acabamento em veludo preto, que absorve mais luz. “É ideal para quem busca qualidade na reflexão da imagem e destaca o que está sendo projetado, através do efeito do led”

TAMANHO vs DISTÂNCIA

Imagem maior não significa melhor qualidade, mas sabemos que o tamanho causa impacto nos espectadores. O problema é quando há exageros, resultando no famigerado “efeito primeira fila”. O ideal é ver as imagens sem perceber os pixels e movimentando apenas os olhos, e não o pescoço.

Em nossas avaliações, temos como hábito multiplicar a largura da tela por dois para saber a distância mínima. A maioria dos fabricantes nacionais trabalha com medidas personalizadas, mas há um padrão nas dimensões de área visual que pode ajudar a encontrar o tamanho ideal:

 

COMO ESCOLHER

Dê preferência a fabricantes já conhecidos no mercado, que ofereçam garantia e suporte técnico para motor e tela.

Show-rooms de lojas especializadas são os melhores locais para testar uma tela. Se optar por um modelo elétrico, pegue o controle remoto e verifique se a velocidade de subida/descida é suave, e se o nível de ruído do motor é baixo.

Com a tela tensionada aberta, veja se a estrutura de cordas na parte posterior é reforçada. Na dúvida sobre o tecido, prefira o Matte White para uma apresentação mais fiel de cores e melhor ângulo de visão.

CUIDADOS BÁSICOS

Recomenda-se que a instalação de uma tela seja feita sempre por um profissional especializado. Há padrões de altura, ajustes e posicionamento que um instalador experiente conhece melhor;
Para melhor fidelidade de cores e definição de contraste de qualquer projetor mantenha o ambiente totalmente escuro.

Evite paredes e móveis em tons muito claros, além de objetos reflexivos no espaço entre tela e projetor. Nessas condições, a luz emitida pelo projetor é mais facilmente refletida, prejudicando a qualidade do preto;
No caso de tela elétrica, verifique a presença de mosquitos sobre a superfície antes de recolher.

Telas elétricas ou retráteis devem ser periodicamente esticadas para evitar rugas e ondulações. Em locais muito quentes, mantenha esticada por algumas horas pelo menos uma vez por semana.

Geralmente o fabricante menciona no manual de instruções como deve ser a limpeza da tela. Alguns recomendam sabão de coco ou detergente neutro. Via de regra, um pano macio umedecido com água passado suavemente sobre a área suja pode resolver o problema na maioria dos casos, sem manchar a tela.