7 de novembro de 2019 admin

Qual tela de projeção escolher para o seu home theater?

Resumidamente, você se preocupa com a qualidade da imagem do seu cinema em casa? Então você precisa obter uma tela de projeção para o seu home theater! Para desfrutar de uma imagem muito melhor do que simplesmente projetar em uma parede.

O melhor tamanho de tela dependerá da preferência pessoal e da distância de visualização. Uma recomendação comum para a visualização da distância é 1-1/2 vezes a diagonal da tela para um projetor HD e uma vez a diagonal para 4K. Existem dois tipos básicos de estrutura: quadro fixo e retrátil. As telas retráteis podem ser motorizadas ou manuais. Ao escolher o material, alguns fatores podem ajudar a garantir a melhor correspondência com seu projetor e sala:

  • Ganho – Afeta o brilho da imagem; quanto maior o ganho mais clara é a imagem.
  • Cor – As telas coloridas geralmente são brancas ou um pouco de cinza. Telas cinza podem aumentar o contraste e fornecer pretos mais profundos.
  • Textura – As telas podem revelar todos os detalhes em vídeo HD de até 1080p. Algumas telas têm uma textura mais fina ou “grit” e podem ser usadas com projetores 4K.
  • As telas especiais de “rejeição de luz ambiente” podem fornecer uma imagem nítida e colorida mesmo com as luzes da sala acesas.
  • As telas acusticamente transparentes permitem que o som passe, para que você possa instalar os alto-falantes atrás da tela para ter uma aparência limpa.

tela de projeção para home theater - riviera de são lourenço

Por que uma tela de projeção para o seu home theater  funciona melhor que uma parede?

Muitas vezes, quando alguém obtém seu primeiro projetor, ele pula a tela de projeção para economizar dinheiro e simplesmente projeta em uma parede. Uma tela de boa qualidade aumenta o custo de uma configuração do projetor, mas melhora a qualidade da imagem e o prazer geral, permitindo o cinema entregar todo o seu potencial, tanto que a tela é considera um item absolutamente essencial para o projeto.

Qual tamanho você deve escolher?

Quando se trata de TVs, geralmente sugerimos que você use a maior tela que caiba em seu espaço e orçamento. No entanto, para telas de projetor, o espaço é o principal fator limitante. Porque enquanto há uma grande diferença de preço entre uma TV de 60 “e uma de 75”, não há muita diferença entre uma tela de 106 “e uma de 120”.

Mas não estou sugerindo que maior é sempre melhor. Projetar uma imagem muito grande pode produzir uma imagem com brilho menor do que o ideal ou uma estrutura de pixels perceptível. Então o tamanho da sua tela determinará a que distância você deve se sentar para uma visualização ideal. Para um projetor HD 1080p, a regra geral para a visualização da distância é 1-1/2 vezes a diagonal da tela. Portanto, se a diagonal da sua tela for de 120″ (aproximadamente 3 metros), você deve se sentar a cerca de 4,5 metros da tela.

Se você tem um projetor 4K Ultra HD, pode ficar tão próximo quanto uma vez a diagonal da tela. Isso é muito mais próximo do que a maioria das pessoas está acostumada. Mas quando você senta mais perto, é mais fácil ver detalhes e profundidade de imagem mais precisos do 4K.

tela de projeção para home theater - riviera de são lourenço

Dois tipos básicos: quadro fixo e retrátil

Existem apenas dois tipos básicos de tela: quadro fixo e retrátil. Uma tela de quadro fixo requer uma grande parte do espaço vazio na parede, por isso é mais comum em cinemas domésticos dedicados.

Telas retráteis são enroladas em um estojo quando não estão em uso. Você pode escolher entre telas retráteis manuais baratas e as elétricas. As telas elétricas são mais sofisticadas, com um motor elétrico embutido para abaixar e elevar, conhecido como lift.

Escolhendo o material correto

Uma vez que você tenha decidido sobre a o tamanho e tipo de tela, sua próxima consideração deve ser qual o material da tela. É importante porque o material é onde você pode escolher algo que funciona especialmente bem com seu projetor e/ou sala. Os aspectos materiais da tela em que nos concentramos são ganho, cor e textura.

 

  • O que é ganho de tela?

A quantidade de luz do seu projetor que é refletida de volta para os espectadores é chamada de “ganho”. Maior ganho significa mais luz refletida e uma imagem mais brilhante. Para obter-se diferentes valores de ganho são utilizados diferentes revestimentos de  material de tela de vinil como base. Um ganho maior pode ajudar a fornecer uma imagem mais brilhante. Característica necessária para telas muito grandes ou em salas com luz ambiente significativa.

  • Que cor de tela devo escolher?

A cor do tecido afeta principalmente o contraste da imagem projetada. As telas brancas são o padrão da indústria devido ao seu brilho, enquanto as telas cinzas são melhores para lidar com tons mais escuros.

As telas cinzas, também conhecidas como telas de “alto contraste”, se tornaram populares devido aos projetores com menos recursos de contraste do que os atuais projetores de home theater.