Todo pai ou mãe de pet se sente mal ao deixar o seu bichinho de estimação sozinho em casa na hora do expediente ou durante uma viagem curta. Para que nenhum animal se sinta mais sozinho sem o seu dono por perto, o Spotify inovou ao lançar, nesta quarta-feira (15), um serviço de criação de playlists especiais para pets, disponível para assinantes e usuários do modo gratuito do serviço.

A nova ferramenta funciona da seguinte maneira: você acessa o site Pet Playlist e responde algumas perguntas básicas sobre a personalidade do seu bicho de estimação, podendo ele ser um cachorro, gato, hamster, pássaro ou mesmo uma iguana. A partir dessas informações, o Spotify prepara uma playlist baseada tanto no jeitão do animal quanto no seu gosto musical.

E é isso. A ideia, claro, parece pura jogada de marketing – tanto que o próprio serviço admitiu que não pode adivinhar com exatidão quais músicas o seu animalzinho gosta de ouvir – se é que elas existem: “Ainda que ‘músicas para pets’ não seja uma ciência exata, nós consultamos experts na indústria animal para criar a melhor aproximação para o que deve funcionar para nossos animais”, diz o Spotify.

A iniciativa foi baseada numa pesquisa com mais de 5 mil donos de pets nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Espanha e Itália. Entre os entrevistados, 71% dos entrevistados afirmaram tocar músicas para os seus animais e 55% deles disseram acreditar que os seus bichos possuem o mesmo gosto musical que eles.