Inaugurado em março de 2015, após uma reforma de 300 milhões de dólares de um velho edifício, o 1 Hotel South Beach ocupa um quarteirão da Collins Avenue, na altura da 23 Street, em Miami Beach, com direito a uma enorme faixa de praia quase intocada.

A marca 1 Hotels foi criada por Barry Sternlicht, que em 1995 fundou a Starwood Hotels & Resorts, dona de bandeiras renomadas como St. Regis, Sheraton e W Hotels, e a presidiu até 2005. Em março, a Marriott International anunciou a compra da Starwood Hotels & Resorts, criando o maior grupo de hotéis do planeta.

hotel em miami

A 1 Hotels apresenta uma proposta de luxo com responsabilidade ecológica. Da arquitetura sustentável a objetos de materiais reciclados no interior das suítes, tudo é pensado para causar o menor impacto possível no meio ambiente. Nas palavras de Sternlicht, a 1 Hotels é mais que uma marca; é uma causa. No ano de abertura do 1 Hotel South Beach foram inauguradas outras duas unidades: 1 Hotel Central Park e 1 Hotel Brooklyn Bridge, ambas em Nova York.

Na entrada principal do 1 South Beach, os visitantes são impactados com uma parede de plantas de mais de 90 metros de comprimento formada por 11 mil tipos de espécies tropicais. Os escritórios de arquitetura responsáveis pela reforma (Meyer Davis Studio e o NGNY, que cuidou do rooftop) tentaram aproveitar ao máximo os materiais da antiga construção.

A madeira ipê do deck de uma das piscinas, por exemplo, foi retirada de um calçadão da propriedade. O edifício também recebeu sistemas eficientes de aquecimento e refrigeração, lâmpadas de LED, conhecidas por serem mais econômicas, além de sensores de movimento para evitar desperdício de energia elétrica.

44

No interior dos apartamentos e suítes, o respeito pela natureza está nos detalhes, sem que isso diminua em nada o conforto e a qualidade dos ambientes. As camas king size foram construídas em plataformas de carvalho branco recuperado. Os cabides são feitos de papel reciclado — alguns trazem mapas de viagens também reciclados, afinal quem precisa deles nos dias de hoje, com aplicativos como Waze e Google Maps? — e os colchões da marca eco-friendly Keetsa têm acabamento em linho 100% orgânico e hipoalergênico.

Copos reciclados e reutilizáveis estão disponíveis para beber água, que passa por três processos de filtragem (em todas as torneiras e chuveiros), tornando-se mais pura do que a mineral. Completam a experiência produtos para o rosto e corpo com aromas da natureza, meias ultramacias no lugar de chinelos e tapetes de ioga. Era muito gostoso chegar ao quarto depois de um dia na rua, na praia, de reuniões ou de compras, e encontrar um ambiente aconchegante, no qual você sente que o ar é puro.

hotel em miami 2

Saber que bastava abrir aquela torneira que ficava num balcão próximo à cafeteira e para beber uma água mais pura que a mineral é incrivelmente tranquilizador e refrescante. Um detalhe curioso: em vez dos tradicionais avisos de “não perturbe”, os apartamentos e suítes possuem plaquinhas em papelão reciclado com a frase “me dê um minuto”.

26

A preocupação com natureza e bem-estar chega aos restaurantes do hotel. Todos são focados em produtos locais e sazonais. No Beachcraft, a cozinha aberta do chef Michael Fiorello coloca peixes, frutos do mar e vegetais no centro das atenções. O restaurante tem dois níveis e sua decoração privilegia materiais como madeira e pedra. Fiorello desenvolveu o menu do Beachcraft em parceria com o premiado chef Tom Colicchio, que também supervisiona o cardápio do lounge bar Tom on Collins, onde os destaques são as cervejas locais e os pratos rápidos, e do The Sand Box, o restaurante-piscina principal, com seus deliciosos tacos, tortas, sucos naturais e coquetéis.