23 de outubro de 2016 admin

Wi-Fi grátis? Veja como navegar com segurança

  1. Para quem vive conectado, navegar pela internet ou usar o WhatsApp em ônibus, restaurante ou shopping é muito melhor quando esses lugares oferecem rede Wi-Fi de graça: além da economia no pacote contratado, a velocidade pode ser maior. Mas há que se desconfiar – conexões gratuitas podem facilitar a invasão de hackers que buscam dados bancários, senhas e informações pessoais para utilizar de maneira ilícita. Algumas medidas, como manter os aplicativos e sistema operacional ativados, ter um antivírus funcionando corretamente e desligar a função de busca automática de redes abertas e de graça são algumas das dicas que podem ser seguidas.

     wi-fi seguro

    DICAS PARA SE CONECTAR A UMA REDE SEGURA DE WI-FI

    Tenha o sistema operacional atualizado

    Os fabricantes dos principais sistemas operacionais e aplicativos liberam atualizações para corrigir falhas de segurança em computadores e celulares frequentemente. Por isso, é importante manter sempre a última versão disponível dos softwares e sistema operacional instalados em seus dispositivos.

    Evite conectar-se a redes sem senha

    As redes com senha ajudam a limitar o acesso e oferecer algum tipo de criptografia para os usuários “embaralhando” os dados que trafegam na rede. Isso evita que criminosos monitorem as atividades dos usuários. Em algumas redes abertas é preciso digitar uma senha para ter o acesso liberado. Nesse caso, significa que a empresa responsável oferece camadas extras de proteção.

    Utilize softwares de proteção

    Além de manter os aplicativos sempre atualizados, ter um bom programa de antivírus ajuda a criar mais uma barreira de segurança para proteger os dados dos usuários. Muitos aplicativos do tipo contam com funções extras, como localização do aparelho, backup, antispyware, firewall etc.

    REDE WIRILESS SEGURA EM ÁREAS COMUNS NOS CONDOMÍNIOS. CONSULTE SOBRE AS SOLUÇÕES DA SMART.TOUCH

    rede-02

    Use VPN

    Se você for um usuário que acessa redes públicas constantemente uma alternativa é contratar um serviço de VPN (Virtual Private Network). Com o serviço, é possível criar uma espécie de “túnel” na internet, impedindo o acesso de cibercriminosos e protegendo os dados trafegados na rede. As VPNs também são usadas para acessar serviços em sites cujos serviços ainda não estão disponíveis no Brasil.

    Evite a conexão automática a redes públicas

    Embora facilite na hora de encontrar redes sem fio gratuitas, não é indicado habilitar a função de busca automática de redes Wi-Fi. Em alguns casos, é possível que seu aparelho se conecte a uma rede controlada por cibercriminosos e seus dados sejam acessados.

    Nada de transações bancárias

    Evite realizar qualquer atividade que exponha informações confidenciais, como em transações bancárias. Para essas operações, procure uma rede sem fio segura e não se esqueça de estar com o antivírus funcionando corretamente.

    Fonte uol

Tagged: ,