Para ajudar aqueles que querem saber um pouco mais sobre equipamentos de áudio e vídeo para residências, resolvi abordar esses assuntos de uma forma bem simplificada. Nesta postagem falaremos sobre receivers para home theater. Espero que gostem.

O QUE É UM RECEIVER

Sabemos que o receiver é um dos equipamentos mais importantes de uma sala de home theater. Mas afinal, o que é um receiver?
A palavra receiver significa receptor e foi utilizada, primeiramente, para nomear amplificadores integrados estéreo que eram capazes de receber sinais de rádio AM/FM, os famosos receivers estéreo.
Quando os videocassetes se tornaram populares, a idéia de ter, em sistemas domésticos, a qualidade de áudio parecida ou pelo menos próxima a dos cinemas da época, ganhou força.
A Dolby, percebendo este nicho de mercado, lançou o codec Dolby Estéreo que consistia basicamente em utilizar um receiver com suporte ao formato quadrifônico, onde era possível amplificar quatro caixas acústicas diferentes com áudio distintos (três canais frontais e um canal traseiro).
O formato quadrifônico não fez o sucesso esperado, no entanto abriu as portas para a criação dos receivers de audio e vídeo atuais, que nada mais são que equipamentos dedicados a conexão de fontes de áudio e vídeo (Decoder de TV por assinatura, Blu-ray Player, Apple Tv, etc.), processamento de sinais de áudio e vídeo vindos dessas fontes, envio dos sinais de vídeo para a TV ou projetor, processamento e amplificação dos sinais de áudio.
Receiver : o cérebro e o músculo do home theater

RECEIVER: O CÉREBRO E MÚSCULOS DE UM HOME THEATER

O receiver pode ser considerado o cérebro de um home theater e sua principal função é receber os sinais de áudio e vídeo vindos de fontes distintas. Essas fontes são conectadas ao receiver pelas entradas digitais ou analógicas chamadas de inputs (IN), enquanto os conectores de saída de áudio ou vídeo digital ou analógico presentes no receiver são chamados de outputs (OUT).
O número e tipo de conectores de áudio e vídeo presentes no receiver está diretamente ligado ao tipo de processador utilizado pelo mesmo. O receiver decodifica e processa os sinais de áudio e vídeo que entram pelos conectores “IN” e envia, através das saídas “OUT” os sinais de vídeo processados para a TV ou Projetor e de áudio processados, amplificados e separados por canal através dos conectores de saída “Audio OUT” para as caixas acústicas.
Basicamente o receiver é formado por duas partes: O processador de áudio e vídeo e o amplificador de áudio multicanal.
Receiver : o cérebro e o músculo do home theater

• PROCESSADOR DE ÁUDIO E VÍDEO

Uma das funções do processador é aplicar a decodificação específica para os sinais de vídeo. Nesta decodificação são aplicados os padrões para se obter a melhor imagem possível. Atualmente a melhor conexão de vídeo digital é a HDMI pois ela permite que, através do mesmo cabo, sejam enviados sinais de áudio e vídeo de alta definição. Outros tipos de conectores de vídeo que podem ser encontrados em um receiver são: VGA, DVI, S-Vídeo, RGB, Vídeo Componente e Vídeo Composto.
Em uma fase separada, no mesmo processador, é feita a decodificação de áudio. As principais marcas de codecs de áudio para receivers são a Dolby, a DTS e a THX, e os principais codecs destas marcas são, respectivamente, o Dolby TrueHD, o DTS HD Master Áudio e o próprio THX. Esses codecs dividem os sinais de áudio para termos o efeito surround, detalhe que veremos mais a frente.
O processador aplica cada decodificação de áudio de acordo com a escolha do próprio usuário ou da pré-calibração automática do receiver.
Os principais tipos de conectores de áudio digital presentes em um receiver é o HDMI, o Digital Coaxial e o Digital Óptico. Já entre os principais conectores de áudio analógico presentes em um receiver estão o RCA e o XLR, além dos conectores de saída de áudio para as caixas acústicas.
Fora os codecs da Dolby, da DTS e da THX presentes na maioria dos receivers, podemos contar também com alguns presets se áudio como o Stereo (onde o áudio é reproduzido apenas nas duas caixas frontais do home theater. Este preset é ideal para audição de músicas de CDs, toca-discos e audio digital estéreo) e 5 Stereo ou 7 Stereo (onde todas as caixas, exceto o subwoofer, tocam o mesmo áudio. Este preset é ideal para festas.).
Existem outros tipos de codecs e presets que não abordaremos por enquanto ok.

• AMPLIFICADOR MULTICANAL

Após aplicar o codec ou preset de áudio, o processador envia estes sinais, separados por canal, para o amplificador multicanal, também presente dentro do receiver. Essa separação de canais pode ser 5.1 (quanto temos cinco caixas acústicas e um subwoofer), 7.1 (quando temos sete caixas acústicas e um subwoofer), 5.1.2 (o famoso Dolby Atmos, quando temos cinco caixas acústicas na altura dos ouvidos, um subwoofer e duas caixas no teto chamadas de canais Height), 5.1.4 (também Dolby Atmos, quando temos cinco caixas acústicas na altura dos ouvidos, um subwoofer e quatro caixas no teto sendo duas frontais e duas traseiras). Existem diversas outras tipos de separação de canais de áudio para salas de home theater, no entanto, estes são os mais comuns.
Esse amplificador multicanal, por sua vez, recebe esses sinais de áudio e aplica a potência elétrica, o que garante ganho de volume pelo mesmo.
Vale ressaltar que não basta o amplificador multicanal de um receiver apresentar altos valores de potência. Os melhores receivers, além de aplicar uma boa potência, geram o mínimo de distorção harmônica para cada faixa de frequência que passa por ele.
Outro ponto que você deve prestar atenção é na impedância de trabalho do amplificador do receiver. Normalmente este tipo de amplificador trabalha com 4 Ohms, 6 Ohms ou 8 Ohms de impedância. Especialistas recomendam que utilizemos a mesma impedância para o amplificador e para as caixas acústicas de seu home theater, afim de evitarmos fadiga e queima do amplificador.