Vai escolher um sistema de home theater para transformar a sua sala de televisão em uma sala de cinema, para ver filmes e assistir jogos com uma imagem cristalina e um som impecável? Ótimo! Vamos dar uma olhada em como você deve escolher o melhor sistema para o que você necessita, e quais são as melhores opções do mercado. Da televisão aos acessórios, vamos analisar o que você precisa e considerar as opções do mercado para o você montar o melhor home theater para as suas necessidades.

Televisores

Para começar, você quer a melhor imagem para o seu sistema, mas isso vai depender de como é a iluminação do ambiente em que ele vai ficar. Existem TVs de Plasma, LED, e OLED, sendo esta última a mais avançada tecnologia, mas também a mais cara. Muita gente já descarta de cara as TVs de Plasma, mas se o ambiente é escuro, os tons de preto e as cores mais vibrantes da TV de plasma vão fazer a diferença. Para ambientes mais claros, a tecnologia LED ou OLED é recomendada.

O tamanho da televisão também é um importante fator a ser levado em conta. Nem sempre a maior televisão é a melhor escolha. Se a tela é grande demais, você tem de mexer os olhos constantemente para acompanhar a imagem, e se ela for pequena demais, você terá de fazer um esforço que também será prejudicial à sua vista. Se a resolução da TV for Full HD, a fórmula recomendada é a distância da TV multiplicada por 21, para achar o número ideal de polegadas. Se a distância do seu sofá para a TV for de 2 metros, por exemplo, a TV deveria ter 42 polegadas.

TELAS DE PROJEÇÃO PARA HOME THEATER GARANTEM ALTA DEFINIÇÃO

Foi-se o tempo em que bastava comprar um projetor para exibir imagens grandes na parede. Não que isso seja uma possibilidade remota, mas é inviável hoje. Projetistas e consumidores estão bem mais conscientes (e exigentes) quanto ao desempenho do sistema de projeção para home theater. Sabem que para alcançar todo o potencial de um projetor é preciso ter uma superfície de absorção plana, lisa e favorável à dispersão homogênea da luminosidade; esta, além do brilho, carrega informações de cores, contraste e nitidez. LEIA MAIS SOBRE TELAS DE PROJEÇÃO AQUI

Som

Você pode escolher dois tipos de som para o seu sistema de home theater: o de barras ou o HTiB (Home Theater in a Box). O primeiro é, como o nome mesmo diz, uma barra com caixas de som em linha.  O ‘sound bar’, como é chamado, é uma ótima alternativa para quem não quer ter muito trabalho, nem ocupar muito espaço com diversas caixas de som diferentes, e pode colocar a barra logo abaixo da tela, pendurada na parede, por exemplo. Elas geralmente vem acompanhadas por outra caixa de som, o subwoofer, para os sons graves. As caixas de som na barra usam o ambiente para reverberar o som e criar o surround. Existem modelos específicos para as novas televisões de telas curvas.

Já o sistema HTiB é a abreviação de ‘Home Theater em uma caixa’, ou seja, todos os componentes para o seu surround sound vêm em uma só embalagem. Os sistemas mais comuns oferecem o som 5.1, o que quer dizer 5 caixas de som e um subwoofer. A montagem é feita com duas caixas ao lado da TV, para trilha sonora e sons de efeitos especiais; um canal central em cima ou diretamente embaixo da tela, para diálogos e som direto; duas caixas posicionadas atrás do espectador para sons atmosféricos e direcionais; e o subwoofer, que é geralmente colocado num dos cantos frontais da sala para os sons graves. Mas também existem os sistemas de som 7.1, que acrescentam mais duas caixas laterais para ainda mais efeitos sonoros imersivos.

E ainda temos o sistema modular, que utiliza o receiver separadamente das caixas de som. Este sistema é indicado para quem tem ambientes grandes, e quer escolher as caixas específicas para cada local. O sistema modular de home theater é recomendado para quem tem um conhecimento mais técnico de caixas de som, e tem, também, um preço mais salgado.

A Smart.Touch desenvolve para seus clientes projetos de Home Theater e instalação de sistemas de áudio e vídeo personalizados e customizados, seja qual for seu estilo. SOLICITE ORÇAMENTO

LEIA TAMBÉM HOME THEATER E RECEIVER. QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESSAS TECNOLOGIAS?

Tocadores e streaming

Se você quer assistir filmes na maior qualidade possível de imagem e som, um tocador de blu-ray é o mais indicado. Esses tocadores também são compatíveis com os DVDs comuns, e ainda melhoram a sua imagem. Além disso, eles tocam CDs, e, mais importante, a maioria dos tocadores mais modernos já vêm com a possibilidade de conexão com a internet por Wi-fi, e aí você pode assistir a filmes na Netflix, por exemplo.

As televisões mais modernas, também chamadas de SmartTVs, vêm preparadas para o mundo conectado a todo o momento. Através delas você conecta diretamente na sua conta da Netflix, YouTube, e muitos aplicativos de imagem e de som. Em breve, com conexões mais potentes, a própria Netflix vai oferecer no Brasil o sistema de streaming a 4K, que é a melhor qualidade de imagem até hoje. Também é importante pensar se você quer uma televisão que seja 3D, e aí lembre-se de adquirir tocadores que venham com essa opção.

Resultado de imagem para Tocadores e streaming

As principais opções

As marcas mais importantes e de maior qualidade de home theater que encontramos no Brasil são Sony, LG e Samsung. É importante, depois de ter todas as informações acima, escolher bem qual o melhor equipamento para o seu ambiente, e também saber se você vai precisar apenas das caixas de som, se ela será em forma de barra ou nos sistemas 5.1 ou acima, e se quer adquirir um sistema que já venha com um tocador de blu-ray, 3D ou não. Vamos às principais sugestões para cada fabricante.

A nossa sugestão mais cara é também a mais potente: o Sony Muteki HT-M77, com 7.2 canais de 2014 watts de potência sonora. Esse sistema vem com caixas frontais, central, central, traseira e subwoofer que vão lhe fazer sentir como se estivesse dentro da ação do filme ou do jogo de futebol. Ele ainda conta com conexões bluetooth e NFC para você conectar seu tablet e ou tablet. Ele não vem com tocador de blu-ray, mas tem 3 conexões HDMI.

Já o modelo LG BH7530WB também é bem potente, mas não tanto quanto o Sony: 1.200 watts em 5.1 canais. A diferença é que o preço é bem mais em conta para um excelente sistema, que conta com alto-falantes em fibra de aramida, caixas caseiras com wireless e ainda vem com um reprodutor de blu-ray.

E o modelo que escolhemos da Samsung é o mais potente da marca no Brasil, com 1,300 watts em 7.1 canais, e tem a grande vantagem de já vir com blu-ray 3D. O sistema de som é valvulado e tem uma potência impressionante, e ainda conta com um processador que cria efeitos 3D no áudio.