Pesquisas mostram que CEOs bem-sucedidos alcançam o topo porque encontram mentores ao longo do caminho. Em um estudo com 1.250 grandes executivas, dois terços contaram que tinham uma orientadora e 29% afirmam ter superado seus colegas que não possuíam uma. Entre as bem-sucedidas consultadas, todas afirmaram ter uma mentora.

Ter mentoria durante a carreira é fundamental em um cenário onde o progresso de mulheres em posições de destaque e na tomada de decisões nas empresas ainda está estagnado. Para ajudar a combater essa tendência, é necessário que mais mulheres sejam mentoras de outras mulheres.

A mentoria pode ser uma das experiências mais enriquecedoras durante a carreira. Ver outra pessoa se dedicar ao seu próprio crescimento e sucesso e ajudá-la passo a passo a alcançar seus objetivos pode revigorar a sua própria paixão peo seu trabalho. Outro benefício é entender melhor as funcionárias que você guia e como as motivar para as manter na empresa.

1. Descubra se está no caminho certo

Você saberá que está no caminho certo quando encontrar uma jovem com a qual se importa. Esse elemento precisa estar presente tanto para quem faz a mentoria quanto para quem recebe. Você não pode forçá-lo. De preferência, elas irão escolhê-la. Seja paciente. Se você estiver aberta para a possibilidade de uma mulher da sua organização ou rede de contatos se beneficiar da sua experiência, a oportunidade irá encontrá-la. Como afirma um velho ditado, “quando o professor está pronto, o aluno aparece”.

2. Divirta-se

Isso é válido para ambas as partes. Mantenha-se positiva e solícita. Não critique, apenas ensine ou corrija.

 

SIMPLIFGIQUE SUA VIDA COM A AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL DA SMART.TOUCH .Um benefício das casas automatizadas é a sensação de segurança dada para a família. Com a automação residencial, você consegue controlar utensílios e até mesmo a luz de sua casa com um simples toque no seu celular. Outra boa utilidade dessa interação com a casa é conseguir certificar-se, com um único aparelho (smartphone) em mãos, quais eletrodomésticos estão ligados antes de você sair de casa! SOLICITE ORÇAMENTO

3. Escute o tanto quanto fala

Você tem muito para oferecer, então, é tentador dominar a conversa, mas quem tem você como mentora também precisa falar. Seja como uma espécie de caixa de ressonância e informações. Procure, primeiramente, entender antes de ser entendida. Se você gastar a mesma quantidade de tempo para escutar e falar, agirá da maneira correta. Quando as pessoas ouvem alguém que consideram um especialista, neurologistas afirmam que a parte do cérebro que resolve problemas é inibida. Então, lembre-se de que quem recebe a mentoria aprende mais quando fala do que quando escuta.

4. Utilize atitudes assim como as palavras

Quem você pode apresentar para quem faz mentoria com você? Em quais eventos poderia levá-la? O que você fará por ela pode ser tão ou mais poderoso do que o que você diz. Abra novas portas. Crie novas conexões. Apoie novas experiências.

5. Seja uma modelo ao ser uma humana

Todos estão sempre ocupados, então, isso não é uma desculpa. Apareça na hora para demonstrar que valoriza quem recebe sua mentoria. Seja humana e compartilhe seus próprios medos, ansiedades e como faz para superá-los para que a orientada possa ver que ser perfeita não é um objetivo realista. Correr riscos e falhar faz parte do crescimento.