Entenda a distribuição do áudio e a razão de posicionar corretamente as caixas de som. “O home theater não é um equipamento, é um conceito”.Os equipamentos básicos são a tela e as caixas acústicas, e os aparelhos para mandar a imagem – DVD, blu-ray, videogame – e distribuir o áudio – o receiver.

O som é dividido em pelo menos cinco canais, cada uma com uma caixa de som específica. A distribuição das caixas circula a tela e os espectadores: três ficam na frente de quem assiste – no centro, à direita e à esquerda – e duas nas costas ou na mesma linha do sofá – uma de cada lado.

cinema em casa - home theater em Santos

O que faz cada caixa de som do home theater?
Central

Emite os sons das cenas que ocorrem ao centro da tela, ou bem de frente para o espectador. No caso de um show, por exemplo, a caixa central corresponde à voz do cantor.

Frontal direita
Emite os sons das cenas que ocorrem à direita da tela, ou à direita da audiência – mesmo que não apareça no vídeo, como um carro que está chegando ao cenário.

Frontal esquerda
Funciona como a frontal direita, mas reproduz o áudio da ação à esquerda do espectador.

Traseiras
Simulam os efeitos especiais no caso de filmes, ou os sons das cenas que se desenrolam atrás do espectador. A vibração da torcida em jogo de futebol, por exemplo, seria reproduzida por essas caixas, responsáveis por colocar o espectador “dentro” do que está assistindo. Como as dianteiras, também estão distribuídas à esquerda e à direita do sofá, no sentido de fazer o som chegar a partir do ponto de onde foi emitido.

O que é 5.1?
O “5.1” que se vê escrito em ofertas de home theaters descreve a quantidade de caixas do modelo – e, ultimamente, o tipo de divisão de som que você terá. Além do 5.1, também há no mercado o 6.1 e o 7.1. Confira as diferenças nos modelos conforme os diagramas abaixo:

O 5.1 é o formato dos padrões Dolby Digital, Dolby Pro Logic II e DTS 5.1.

5

O 6.1 acrescenta um canal de surround traseiro.

6

O 7.1 acrescenta dois canais de surround traseiros.

7