Se você está procurando trazer uma grande capacidade de áudio para sua televisão, a soundbar pode ser um equipamento bem interessante, trazendo para dentro da casa dos consumidores uma qualidade extra que nem sempre vem junto com as caixas de som da própria televisão. Elas podem ser instaladas em praticamente qualquer tipo de TV, independente do tipo de tela e se a TV é smart ou não. É possível encontrar modelos simples de soundbar, ideais para espaços menores, até modelos mais complexos, que vêm acompanhados de um subwoofer externo.

É importante ressaltar que a soundbar não substitui todas as funcionalidades de um home theater, mas se você não tem espaço ou não deseja investir muito dinheiro em um, ela pode ser um substituto bastante prático e acessível.

O QUE É UMA SOUNDBAR E COMO ESCOLHER A SUA?

O que é a soundbar

A soundbar é um aparelho de som estéreo, em geral com dois alto-falantes, configurando um sistema 2.0, mas pode integrar um subwoofer em sua estrutura, configurando um sistema 2.1, sendo então de duas peças: a soundbar e o subwoofer. Ela é ideal para espaços pequenos, de até 15m², como salas pequenas, quartos ou varandas com TV. Também podem ser utilizadas em um sistema de home theater, como uma das partes responsáveis por melhorar o som do ambiente.

Por serem pequenas, as soundbars também são ótimas para quem não quer ter aparelhos influenciando na decoração do recinto. Seu uso também é mais simples do que o de um sistema completo de home theater, ideal para quem não quer gastar muito tempo configurando o aparelho.

Tipos de soundbar

No mercado é possível encontrar modelos de soundbar tradicionais, com um formato retangular, que podem ser colocadas na frente da TV. Outros tipos de soundbar são bases, ou seja, você pode instalar a televisão em cima, utilizando o aparelho como base de apoio e economizando espaço.

Em geral, as soundbars funcionam com diversos microfalantes para dar profundidade ao som, localizados na frente, na traseira e até nas laterais. Cada microfalante solta o som em um determinado momento, as vezes com intervalo de milésimos de segundo entre eles, que é o efeito responsável por dar a sensação de um espaço tridimensional.

Conectividade do aparelho

O que é uma soundbar e como escolher a sua?

Na hora de escolher sua soundbar, confira as formas de conectividade que o modelo apresenta. Modelos mais completos, além de possuir conexão com a TV, apresentam também conexão Bluetooth e controle remoto, o que pode aumentar as possibilidades de uso no aparelho. Afinal, se você está investindo em uma, é para aproveitá-la ao máximo, certo?

Verifique também se a saída da soundbar é HDMI, USB ou conexão ópticae se sua TV suporta essa conexão.

Com ou sem subwoofer

O que é uma soundbar e como escolher a sua?

Soundbars com subwoofer, um tipo de alto-falante específico para a reprodução de sons mais graves, são as mais desejadas pelos consumidores por trazerem deixarem o som mais intenso e vibrante. Apesar de serem mais caras, as soundbars com subwoofers oferecerem um som de qualidade ainda maior, que pode ser atraente para alguns consumidores.

Os subwoofers podem ser passivos ou ativos. No caso do ativo, os amplificadores são embutidos ao sistema e funcionam com uma alimentação separada, o que significa que eles podem ser usados independentemente da soundbar. O ativo também costuma apresentar um som mais potente, devido à alimentação separada.

Já o subwoofer passivo funciona como uma unidade, sendo impulsionado diretamente pela soundbar, além de necessitar dela para funcionar, não possuindo um amplificador próprio. Apesar de não apresentar uma qualidade tão potente como os subwoofers ativos, eles costumam ser mais baratos.

Soundbar ou Home Theater?

Apesar dos Home Theater apresentarem qualidades de som superiores a maior parte das soudbar, estas têm a vantagem de serem menores e com valores mais acessíveis. Escolher qual modelo você irá comprar depende muito de quais são suas necessidades, o tamanho do ambiente em que você pretende instalar o equipamento e o quanto você tem disponível para desembolsar.

Enquanto as soundbar não são capazes de emular um som 360º, muitos modelos recentes têm apresentando ótima qualidade de som, trazendo até mesmo um subwoofer para os sons mais graves. A potência do Home Theater, no entanto, ainda é maior e será capaz de imergir o telespectador com maior eficiência.

Se você pretende criar uma verdadeira sala de cinema e não quer economizar para isso, um Home Theater pode ser a melhor opção. Com um sistema composto por diversas caixas, confira antes se seu quarto ou sala tem as medidas mínimas para garantir um com uso da qualidade extra de som e se divirta.

Mas se você busca praticidade e precisa economizar com espaço, invista em uma boa soundbar. Há diversos modelos atualmente no mercado com tecnologia surround, capaz de emular o som 360º (apesar de não serem tão potentes como o de um Home Theater, elas são bem definidas). Outra vantagem é que a soundbar é fácil de ser instalada e transportada para outros lugares.