1 de novembro de 2018 admin

Internet das Coisas: sua casa conectada com o mundo

O que torna a mente humana diferente é sua capacidade de sentir curiosidade sobre como as coisas funcionam e como melhorá-las. É uma busca constante para tornar o mundo um lugar melhor e mais seguro. Há muito tempo, a internet desempenha seu papel neste domínio por causa da maneira como conectou o mundo. Se imaginarmos a interconexão da internet como um raio de luz, o mundo seria iluminado por raios emergindo de um lado e culminando no outro lado.

 

Há mais de uma década, surgiu a expressão “Internet of Things“. Sua função mais básica é a conexão de um dispositivo com um switch que o liga e desliga com a internet ou outros dispositivos entre si. De nossos smartphones a máquinas complexas, todos eles se enquadram na Internet das Coisas.

Além de beneficiar grandes indústrias, a IoT também ajuda os formuladores de políticas, os médicos e até os usuários individuais. Conectividade usando tecnologia inteligente é uma parte intrínseca do conceito da Internet das Coisas. Casas inteligentes, relógios inteligentes e cidades inteligentes são aplicações desse conceito. Para aproveitar ao máximo essa interconectividade de todos os dispositivos, você precisará de internet com velocidades extremamente rápidas.

Internet das Coisas

Confira como sua casa pode ficar conectado com o m undo com o uso da Internet das Coisas:

Lâmpadas Inteligentes

As lâmpadas inteligentes introduzidas pela Philips estão preparadas para fazer sucesso usando o conceito da Internet das Coisas. Um smartphone pode ser usado para ligá-las e desligá-las, podendo alterar suas cores de acordo com os comandos dados. A lâmpada pode ser ajustada para acender e apagar de acordo com uma programação definida sem intervenção humana.

Cadeado Inteligente

Um cadeado inteligente por meio de um smartphone conectado a sensores para destrancar a porta automaticamente quando você chega a sua casa. As chaves também podem ser atribuídas aos convidados para que possam obter acesso por um determinado período. A porta também pode ser desbloqueada usando o smartphone, mesmo quando a chave não está disponível.

Residências Automatizadas

Alguns dispositivos inteligentes podem ser usados ​​para automatizar totalmente as residências. “SmartThings” usa uma abordagem da Internet das Coisas para acender automaticamente as luzes da casa, ajustar a temperatura através do termostato inteligente, manter as fechaduras e a casa segura, tudo isso enquanto usa o smartphone.

Escova de dentes inteligente

Kolibree desenvolveu uma escova de dentes que mantém uma verificação inteligente sobre os hábitos de escovação do usuário por meio de sensores que transmitem dados através do smartphone para o dentista.

Petnet Smart Feeder

Os seres humanos não são o único alvo da Internet das Coisas, os animais também estão se beneficiando. Existe um aplicativo inteligente que calcula a quantidade de alimentos que seu animal de estimação deve comer, incluindo o tempo de alimentação e a quantidade de estoque de ração disponível em casa. É chamado de “Petnet Smart Feeder”.

Healthpatch

“Healthpatch” é um dispositivo da Internet das Coisas que permite aos médicos medir remotamente coisas como frequência cardíaca, temperatura, ECG etc.

Carro Inteligente

Um adaptador é colocado no carro e permite que o aplicativo acompanhe o carro (quilometragem, consumo de combustível etc.).

LEIA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DA CASA INTELIGENTE

Logística

A DHL também começou a usar a tecnologia da Internet das Coisas para ajudar seus clientes a rastrear pacotes em tempo real. Esses sensores também estão aumentando a produtividade no setor de logística.

Cuidados médicos

Um aplicativo chamado “Sistema de resposta a emergências pessoais” rastreia a atividade de pessoas doentes e alerta os familiares se houver necessidade.

Economia de água

Sensores foram colocados com o objetivo de rastrear a quantidade de água que está sendo desperdiçada nas grandes cidades e foram recentemente implantados em Houston. Essa solução inteligente ajudou a gerenciar o suprimento de água da cidade.

Tagged: