26 de julho de 2019 admin

Conheça a Kombi elétrica que une passado e futuro

Das duas uma: todo novo carro elétrico anunciado ou parece saído de Minority Report, ou é desenhado como algo completamente utilitário. Há exceções, claro. Mas dá uma olhada nessa Kombi elétrica anunciada pela Volkswagen esta semana: o conceito Type 20, uma homenagem ao Type 2 Microbus – nome gringo para a clássica banheira sobre rodas – é pura ode ao passado.

 

Ainda é um veículo elétrico, claro, então o papo não é só sobre nostalgia. Seu motor é capaz de produzir 121,6 cv e torque na casa dos 234nm – um conjunto bem mais poderoso que o original de 1962. Além disso, a Volks recrutou o time da Porsche para desenhar um sistema pneumático que desce a suspensão quando o dono se aproxima do veículo. Finalmente, câmeras capazes de reconhecer o rosto do usuário dão uma camada extra de segurança. Esta realmente não é a Kombi do seu avô.

O Type 20 também é o tipo de veículo que pode surpreender pelos detalhes. Visto de longe, não é tão diferente de sua musa inspiradora, mas olhe os aros e a haste do retrovisor: a firma Autodesk foi responsável pelos designs orgânicos que compõem alguns dos detalhes mais legais do modelo.

E, ok, deve ser um inferno perder coisas pequenas debaixo destes bancos:

 

A Kombi é uma homenagem aos 20 anos de história do Electronics Research Laboratory (ERL), pólo de inovação da alemã no Vale do Silício. É uma iniciativa que à partir deste mês se torna conhecida como Engineering Center California (IECC). Trata-se de um centro que será o maior núcleo de pesquisa da montadora fora da Alemanha e cuja raison d’étre será trabalhar com conceitos como direção autônoma e tecnologias conectadas numa relação mais próxima com parceiros americanos.

E se sua pegada é mesmo algo mais futurista, vale lembrar de ainda outro conceito da Volks inspirado na famosa ‘Kombosa’.