Após um dia cansativo, nada melhor do que assistir a um filme na sala de TV. Entretanto, para que a experiência seja relaxante e prazerosa, é preciso otimizar o ambiente.Existem alguns truques capazes de tornar o cômodo uma verdadeira sala de cinema, como colocar a TV a uma distância correta do sofá. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Então, confira as nossas dicas para criar um ambiente bonito e aconchegante!omo montar uma sala de cinema em casa

Tenha atenção ao tamanho da TV

Sem dúvidas, a TV é a estrela da sala. No entanto, além de escolher um modelo moderno e com configurações que atendam às suas necessidades, é importante prestar atenção no tamanho da tela.

De nada adianta comprar uma TV de muitas polegadas se a sua sala é pequena. Nesse caso, o telespectador perde o foco da imagem, comprometendo a experiência. O ideal, portanto, é adquirir um televisor que seja compatível com o espaço disponível.

Para isso, o ideal é medir a distância entre o sofá e a TV. Feito isso, confira as dicas:

  • 32 polegadas: de 1,2 a 2,4 metros;
  • 37 polegadas: de 1,4 a 2,8 metros;
  • 40 polegadas: de 1,5 a 3 metros;
  • 42 polegadas: de 1,6 a 3,2 metros;
  • 46 polegadas: de 1,75 a 3,5 metros;
  • 50 polegadas: de 1,9 a 3,8 metros;
  • 55 polegadas: de 2,1 a 4,2 metros;
  • 60 polegadas: de 2,2 a 4,6 metros.

Invista em um bom home theater

Se o seu objetivo é criar verdadeiras sessões de cinema, apenas a TV não é o suficiente. É preciso investir em sistemas de som que envolvem o telespectador. Nesse sentido, o home theater é a melhor opção. Composto por um conjunto de caixas acústicas, o objetivo do aparelho é melhorar a ambientação sonora.

Assim como a TV, o home theater — que, em português, significa “cinema em casa” — deve ser escolhido de acordo com o tamanho da sala. Os modelos mais comuns são compostos por cinco caixas — ideais para cômodos médios, entre 15 e 25 m².

Entretanto, também existem aparelhos que contam com sete canais acústicos, sendo indicados para salas acima de 25 m². Há, ainda, o modelo soundbar, constituído por um único equipamento. Ele é recomendado para ambientes pequenos com menos de 15 m².

Além disso, a potência também deve ser considerada. Nesse momento, fique atento à sigla RMS (Root Mean Square), que condiz com a real eficácia do som.

Saiba como escolher a potência ideal:

  • salas de até 15 m²: até 500 W RMS;
  • salas entre 15 e 25 m²: entre 500 W e 1.000 W RMS;
  • salas acima de 25 m²: a partir de 1.000 W RMS.

como montar uma sala de cinema em casa

Não se esqueça dos sofás e almofadas confortáveis

Além dos aparelhos eletrônicos, uma boa sala de estar deve possuir sofás e outros móveis para um maior conforto. Por isso, invista em modelos largos, acolchoados e, sempre que possível, retráteis.

Os últimos oferecem diversas posições ao assistir a um filme (deitado, sentado etc.), tornando a experiência mais agradável. Além disso, eles costumam ter um tamanho diferenciado, permitindo que toda a família participe do momento.

Entretanto, se a sua sala é muito pequena, modelos grandes podem não ser boas opções. Nesse sentido, uma boa ideia é usar puffs como apoio para os pés. Em todo o caso, não se esqueça das almofadas! Além de proporcionar ainda mais conforto aos usuários, elas são excelentes peças para compor a decoração.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA AS INCRÍVEIS CAIXAS ACÚSTICAS REVEL PARA HOME THEATER

Escolha cortinas que bloqueiam a passagem da luz

Sala de cinema e escurinho são quase sinônimos, não é mesmo? Por isso, sempre que possível, aposte em cortinas ou persianas que impedem a passagem da luz — como aquelas feitas com tecidos sobrepostos, blackout ou as chamadas rolô.

Além disso, é importante adquirir um modelo que ultrapasse as bordas da janela, de forma que a cortina obstrua a passagem de luz por frestas.

Aposte em uma iluminação indireta na sala de TV

Além das cortinas, as lâmpadas também merecem uma atenção especial. A iluminação frontal ou traseira pode provocar reflexos na tela, comprometendo a experiência de quem assiste à TV.

Uma saída simples é apostar em uma iluminação indireta, embutida no próprio mobiliário. Além de funcional, esse recurso é extremamente elegante.

Não se esqueça da importância dos móveis

Escolher os móveis certos é primordial para a sala de TV. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o cômodo é um dos lugares mais frequentados da casa. Por isso, é muito importante optar por mobiliários de qualidade, duráveis e de fácil manutenção.

Depois, é necessário verificar a quantidade de itens que o ambiente acomoda facilmente. Em salas menores, um painel de TV e uma mesa de centro é o suficiente.

Saiba como montar uma sala de cinema em casa

Já em locais maiores, você pode investir em aparadores, mesas laterais, estantes e outros móveis que valorizam o espaço. Além disso, sempre aposte em materiais que favorecem a acústica do ambiente — como a madeira, os tapetes e as cortinas de tecido.

Na hora de escolher onde acomodar a TV, também é preciso tomar cuidado. Os racks são ótimas opções para espaços médios e grandes. Além de funcional, o móvel permite acomodar alguns itens decorativos em sua superfície, sofisticando ainda mais o ambiente.

Entretanto, em salas pequenas eles podem ser dispensáveis, já que podem prejudicar a circulação. O ideal, nesses casos, é optar por um painel de TV. Elegantes, eles contam com uma infinidade de modelos (amadeirado, rústico, com nichos, prateleiras etc.). Basta escolher aquele que mais combina com o estilo de decoração da residência.

Para ter uma sala ainda mais funcional e única, uma boa opção são os móveis exclusivos. Adaptados para caber perfeitamente no espaço disponível, esses mobiliários refletem a personalidade dos moradores, criando um ambiente requintado e aconchegante.