A tecnologia de casa inteligente será um dos negócios mais cobiçados na construção civil brasileira no próximos anos. Saiba porque investir desde já! Você já parou para pensar o quanto a tecnologia evoluiu nos últimos anos?  Há cinco anos, muitos brasileiros dependiam hotéis, táxis ou precisavam ligar para o restaurante para pedir seu lanche favorito. Hoje, tudo pode ser feito direto do smartphone!

Neste processo de evolução, a construção civil também não ficou para trás. Além da contenção de desperdício e o uso de materiais “verdes”, destacamos a expansão de soluções de casa inteligente. As soluções de automação residencial são tecnologias para o gerenciamento autônomo do consumo energético e comando de equipamentos automatizados.Através de sistemas de energia integrados a dispositivos de automação – módulos, relés e cabeamentos – e infraestrutura de rede, todo um imóvel se torna controlável por seus moradores.O que era tema de ficção científica, já possui relevância comercial no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), o mercado pode ter potencial de 1,8 milhão, uma cifra crescente com a expansão da automação wireless.

Todo este potencial tem justificativa! Devido às suas características intuitivas , os recursos de uma casa inteligente são oportunidades de ouro a serem exploradas por futuros instaladores.

Que tal se inteirar sobre o assunto? Nesta postagem, destacamos oportunidades que farão as casas inteligentes serem uma tendência irreversível na construção civil.

COMO A CASA INTELIGENTE VAI MUDAR A SUA VIDA

 AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: MELHORIA NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA E ILUMINAÇÃO

otimização do gasto em energia elétrica é um fator importante para a atração de consumidores interessados em smart home.

Sem dúvidas, a sustentabilidade não é apenas questão de estilo de vida, mas contenção de despesas de energia em casa. Recentemente, os repetidos reajustes de bandeiras tarifárias e intensos ciclos de estiagem, mostraram a importância do consumo eficiente.

Hoje, as residências respondem por 30% do consumo energético no Brasil (EPE), número que se manteve crescente, mesmo com a redução total da carga consumida.

Embora esta tendência seja um indício de retomada econômica, é preciso ressaltar que o desperdício ainda responde por 10% deste volume. Um imenso potencial a ser contido com métodos eficientes de casa inteligente!

As soluções em automação dão grande autonomia para a iluminação, em especial, pela dimerização de lâmpadas. Com instalação de dispositivos para controle de variação de luminância em casa, é possível uma redução de grande impacto no total.

Além disso, este recurso de casa inteligente otimiza seu funcionamento em relação à luz externa, economizando também em climatização e com uso de cortinas motorizadas.

Os instaladores e construtores só tem a ganhar com estas soluções domóticas. Além da contenção de custo, este método propicia a personalização estética, trazendo beleza e unicidade em cada projeto luminotécnico instalado.

COMO A CASA INTELIGENTE VAI MUDAR A SUA VIDA

DIFERENCIANDO SUA OFERTA COM A CLIMATIZAÇÃO INTELIGENTE

climatização tem enorme importância para indústria nacional, alcançando um lucro anual estimado em R$ 32 bilhões. Diretamente ligado à ambientação em casa inteligente, estes sistemas estão ganhando cada vez mais atenção de instaladores.

Não obstante, manteve estabilidade de vendas nos últimos anos. Agora, a expectativa é que as vendas aumentem em 20% em relação à 2016, segundo a Associação Sul-Brasileira de Refrigeração em Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV).

Estimulado pelas altas temperaturas dos últimos anos, o interesse do usuário favoreceu a entrada de novos profissionais no setor, o que criou um cenário de saturação.

A quantidade crescente de empresas têm reduzido cada vez mais o faturamento com instalação. Para agravar este cenário, os instaladores técnicos tem sofrido perda de valor de seu serviço por profissionais sem qualificação.

Neste cenário, a diferenciação é essencial para que as melhores empresas sobrevivam, o que pode ser encontrado em uma solução de climatização inteligente.

Os ar-condicionados cumprem papel importante em uma casa inteligente, através da associação de sensores e emissores infravermelho. Fáceis de automatizar, reagem autonomamente à alteração de temperatura em imóveis, economizando energia elétrica.

Para comandá-los, nada dos velhos controles remotos: os aparelhos são ajustados de forma remota através de aplicativos para tablets e mobile. Muito mais interessante ao usuário, que se torna apto a acionar estes aparelhos onde quer que esteja.

A utilização de automação com certeza agregará valor único aos negócios de climatização nos próximos anos.

COMO A CASA INTELIGENTE VAI MUDAR A SUA VIDA

EXPLORE O MERCADO DE ÁUDIO E VÍDEO COM AUTOMAÇÃO

Os recursos de automação de áudio e vídeo tem grande aceitação pelo consumidor, pois unem o conforto e controle da da casa inteligente direto ao smartphone.

Primeiro, por que o consumo de aparelhos de áudio e vídeo já é recorrente pelo mercado interno, especialmente televisores, videogames e sistemas básicos de home theater.

Do ponto de vista de interfaces, maioria dos consumidores já está adaptada à sua usabilidade e a tecnologia de aplicativos. Ao todo, o Brasil possui cerca de 280 milhões de conectáveis – tabletslaptops e smartphones – segundo a Fundação Getúlio Vargas.

A automação de áudio e vídeo tem um cenário propício para o sucesso de instaladores, sobretudo com a popularização de soluções de automação sem fio, cada vez mais acessíveis.

Estes sistemas basicamente dispensam obras na estrutura do imóvel, sendo necessário apenas o investimento no alcance da rede wireless do consumidor. Assim, o serviço de instalação se torna fácil e adaptável aos mais diversos tipos de projetos de imóveis.

Para automatizar todo o áudio e vídeo, também são utilizados emissores infravermelhos e learning de controles remotos. Com poucas configurações nos aplicativos de automação – feito pelo instalador ou o próprio cliente – os aparelhos tornam-se controláveis no mobile.

Logo, a automação residencial se torna intuitiva mesmo para profissionais com pouca experiência em Tecnologia da Informação, como arquitetos e decoradores!

Este é um excelente complemento para instalações de salas dedicadas ao áudio e vídeo, pois habilita o controle integrado de aparelhos, iluminação e climatização em conjunto.

O que pode ser interessante para explorar outros projetos não residenciais, como auditórios e espaços com áudio e vídeo dedicado, como lojas e templos religiosos.

SEGURANÇA RESIDENCIAL: UM SETOR CONSOLIDADO!

Os sistemas de segurança são a tecnologia em casa inteligente mais estabelecidas no Brasil. Contando com mais de 28 mil profissionais no setor (ABESE), possui demanda crescente frente aos graves dados de insegurança pública registrados.

O roubo de casas têm sido uma preocupante ocorrência para polícias estaduais, com o surgimento de organizações especializadas nestes crimes. Para ter uma ideia, a Secretaria de Segurança de São Paulo registrou aumento de invasões de 172% em 2017 na capital paulista!

Muitas invasões acontecem em condomínios e casas, aproveitando brechas e momentos de ausência prolongada, como férias de verão e viagens. Situações que podem ser prevenidas, com uma casa inteligente integrada com automação residencial!

Hoje, os integradores contam com fabricantes com produtos wireless, integrados a alarmes, sensores de monitoramento, câmeras IP e DVR. O ponto negativo, no entanto, é que muitos profissionais optam pelas mesmas marcas, diminuindo o valor de sua instalação.

Existe também, outro desafio neste cenário: as empresas precisarão diferenciar mais sua oferta, de forma que seja atrativa para clientes que preferem uma instalação autônoma.

Muitas empresas podem contornar este problemas, optando por soluções de casa inteligente. A automação é uma oportunidade lucrativa e assertiva para estas empresas, por alguns fatores exclusivos:

  • Instalação elétrica e rede similar aos sistemas de segurança wireless;
  • Integração com câmeras IP, alarmes e sirenes;
  • Recursos complementares, como persianas externas e simulação de presença.

Com a utilização de uma solução de casa inteligente completa, muitos instaladores terão acesso ao mercado de smart home oferecendo produtos contextuais para sua carteira de clientes.