A domótica é um conjunto de tecnologias aplicadas ao controle e automação inteligente de uma obra de arquitetura. Seus diferentes sistemas permitem uma gestão eficiente do consumo de energia, segurança, acessibilidade e conforto geral do edifício, tornando-se uma questão importante a considerar ao projetar, construir e habitar.

Os sistemas domóticos são baseados na coleta de dados por sensores, que logo são processados para emitir ordens precisas aos executores, variando a qualidade ambiental de cada espaço de acordo com as necessidades do usuário. O ritmo da vida atual e os avanços tecnológicos que experimentamos nos últimos anos levaram a novas formas de viver, motivando o projeto de residências e edifícios mais humanos, multifuncionais e flexíveis.

Conheça algumas Casas inteligentes que utilizam Domótica

Casas inteligentes que utilizam Domótica

Casa do Futuro de Baitasi

A Casa do Futuro de Baitasi está localizada em uma área histórica de Pequim. O cliente é uma empresa de tecnologia voltada para residências inteligentes. O objetivo é criar casas experimentais que se encaixem no futuro estilo de vida e nos jovens. (…) Os módulos móveis são controlados por uma Smart TV. Este sistema de TV também controla a iluminação, cortinas, alarme de segurança e outras aplicações domésticas.

Casas inteligentes que utilizam Domótica

Casa Piscina 

O bloco de madeira central concentra as unidades de ar condicionado, os painéis elétricos, o banheiro, a despensa, um depósito para mais de 2.000 DVDs, o sistema AV e uma divisão acústica. Esta unidade é coberta com um laminado de madeira para conseguir uma aparência única. (…) Para alinhar com o vocabulário arquitetônico, o projeto de interiores também tinha que ser característico. Painéis de madeira ocultam completamente todos os dispositivos eletrônicos.

Casas inteligentes que utilizam Domótica

The Apartment of the Future –

Nos dispositivos eletrônicos mais recentes, como telefones celulares, tablets e laptops, cada vez mais mecanismos e programas multifuncionais avançados são incluídos em carcaças cada vez mais simples. Adotamos um esquema semelhante ao criar o conceito do apartamento. (…) As bancadas, mesas e camas podem ser estendidas dos armários para redefinir a forma e a função do interior. Além disso, ao esconder todas as funções auxiliares e tecnológicas nos gabinetes, dispositivos eletrônicos e equipamentos internos podem ser trocados sem um grande impacto na estética do interior.