BLOG

Como será a casa inteligente do futuro?

A evolução da Internet das Coisas (IoT) deve causar o próximo grande impacto no dia a dia das pessoas. É por meio do avanço desta tecnologia que será possível deixar a casa inteligente, com objetos e eletrônicos cada vez mais práticos, funcionais e autossuficientes. Ou seja, além dos smartphones e computadores pessoais, outros dispositivos poderão identificar padrões, processar informações e executar tarefas com apenas um (ou nenhum) clique.

Hoje já podemos encontrar muitos equipamentos e soluções de automação residencial ou conectados e integrados à aplicativos, mas a tecnologia está convergindo para produtos no estilo ‘do yourself’ ou ‘plug and play’ – ou seja, você mesmo instala e em poucos minutos já está pronto para usar. A ideia é precisar de pouca infraestrutura para usufruir dos benefícios de uma casa inteligente. Basta apenas ter uma casa preparada para a IoT, com uma excelente conexão à internet.

Curioso para saber como será a casa inteligente daqui a alguns poucos anos? Vamos listar algumas tendências que estão por vir e que você poderá ter na sua casa.

Como será a casa inteligente do futuro?

Como será a casa inteligente do futuro?

Como já falamos, com a evolução da IoT, os grandes projetos de automação residencial não serão mais o foco. A Internet das Coisas veio para facilitar a instalação e o uso e, claro, ser muito mais acessível (em termos de custos de infraestrutura) a todos os usuários.

Além da praticidade e intuitividade de utilização dos dispositivos, há muitos outros atrativos da automatização. Podemos destacar o conforto e a segurança. Pela conexão à internet e dotados de “inteligência”, os objetos, eletrônicos e eletrodomésticos estarão integrados e “conversando” entre si para tornar nossa vida mais fácil. Um exemplo: quem não gostaria de programar a cafeteira pelo celular para ter café quentinho e pronto assim que chegar em casa? Ou então poder abrir a porta, mesmo sem estar em casa e com segurança, para seu empregado doméstico?

Outra vantagem é a economia. Podendo controlar diversos sistemas remotamente, o usuário só vai ligar aquilo que precisa e na hora que quiser. É possível comandar as luzes, o ar-condicionado, a potência da geladeira, o uso da máquina de lavar roupa, entre outros.

O que está por vir

Lâmpadas inteligentes

Controladas por aplicativos de celular, as lâmpadas inteligentes permitem criar cenários de iluminação com variadas cores e intensidades. Também podem ser programadas para apagar e acender em horários pré-determinados, inclusive à distância. Além de conforto e economia, contribuem com a segurança, já que se pode programar o acendimento quando estiver viajando ou logo antes de chegar, dando a impressão que há alguém em casa.

Como será a casa inteligente do futuro?

Controle de acesso

As fechaduras também serão controladas remotamente, permitindo que se tranque e destranque portas através do celular, além de autorizar a entrada de pessoas – amigos, familiares e prestadores de serviço – com segurança, apenas em dias e horários programados e podendo visualizar sua entrada e saída. Caso alguém tente entrar sem autorização, o sistema envia um alerta diretamente para o celular do dono.

Os portões da garagem ou do lado de fora de casa também seguem o mesmo princípio. Podem ser acionados remotamente ou por proximidade. Um aplicativo ou uma assistente pessoal virtual vai monitorar sua rota diária e “perguntar” quando estiver chegando se você deseja abrir o portão para logo entrar.

Como será a casa inteligente do futuro?

Assistentes virtuais

Já que falamos em assistentes pessoais pelo celular, há também a versão para a casa. Também são ativados por comando de voz e serão cada vez mais utilizados pois ganharão ainda mais utilidade: serão capazes de auxiliar nas tarefas domésticas, como atualizar a lista de supermercado de acordo com os itens na geladeira, tocar uma determinada música, ligar e desligar outros aparelhos da casa etc.

Sistemas de segurança

A segurança também será facilitada. Interligados ao controle de acesso, as câmeras de monitoramento e sistemas de alarme com sensores de presença e de abertura de portas e janelas garantem a visualização à distância e acesso apenas a quem for autorizado.

As câmeras internas ainda ganham versões portáteis para serem dispostas por diferentes cômodos e ajudar a monitorar bebês, idosos, pessoas com deficiência e pets. Você ainda pode, por exemplo, confirmar se seu filho chegou em casa no horário após a escola e se havia alguém com ele. O sensor de presença pode enviar uma notificação ao seu celular e você logo verifica, por ali mesmo, as imagens.

Telas multiuso

Esqueça o antigo espelho. Daqui a pouco anos você poderá ver sua imagem refletida em telas multiuso. Na versão mais básica, elas ganham também um fundo parecido com o de um celular ou de uma smart TV, e são capazes de mostrar feeds de notícias, vídeos e outras informações. Já as mais desenvolvidas podem ainda ter funções específicas, como por exemplo, o Hi Mirror, que avalia a pele e dá dicas de cuidados.

Eletrodomésticos mais inteligentes

Máquina de lavar roupa ou louça, cafeteiras, geladeiras, fornos. Com dispositivos inteligentes, vários eletrodomésticos poderão ser programados remotamente e farão tudo automaticamente. Ou seja, pode-se acionar tudo pelo smartphone, o que traz comodidade para o dia a dia de qualquer pessoa. E alguns deles já serão até interligados a redes de prestadores de serviço, como por exemplo supermercados. Pode-se cadastrar uma lista de produtos e assim que estiverem acabando, a geladeira envia a lista para o mercado, que se encarrega de entregá-los.

Automação para iates: segurança é um dos itens importantes

Muitas pessoas se preocupam muito com a segurança do seu iate, ainda mais por ser esse um artigo de alto valor. Uma maneira de prover uma maior segurança é possuindo automação para iates, isso já que com o auxílio de sensores de segurança você pode verificar se tudo está normal, e quando um invasor abrir uma porta ou janela, a câmera tira uma foto e lhe envia na mesma hora por e-mail.Se você quer conquistar mais segurança em seu iate, uma ótima opção é entrar em contato com a Smart.Touch, uma corporação de automação. Conheça melhor os serviços contatando e conferindo.

Automação para iates: segurança é um dos itens importantes

Com o serviço de automação náutica você possui um monitoramento maior do que está acontecendo em seu barco, mesmo que você esteja no sofá da sua casa. Isso graças ao sistema que é todo integrado e que possibilita a visualização através do seu smartphone. Com a automação, você não possui só mais facilidade, como também mais segurança.

3 MOTIVOS PARA TER SONORIZAÇÃO DE AMBIENTES NA SUA CASA

sonorização de ambientes residenciais revoluciona o prazer de ouvir música em casa. O sistema tem integração total entre os ambientes sociais internos ou externos da residência, assim, uma festa, uma pequena recepção entre amigos ou mesmo desfrutando sozinho ou em família, os momentos se tornam exclusivos e inesquecíveis.

SONORIZAÇÃO DE AMBIENTES RESIDENCIAIS

MOTIVOS PARA REALIZAR A SONORIZAÇÃO DE AMBIENTES RESIDENCIAIS

sonorização de ambientes residenciais tem muitas vantagens, dentre as quais, merecem destaque:

  • É possível controlar o sistema a distância, por meio de smartphone ou tablet;
  • As caixas acústicas podem ser embutidas em rebaixo de gesso, forro de madeira ou alvenaria, mantendo o projeto arquitetônico conforme o original;
  • As caixas acústicas também podem ser instaladas mesmo em ambientes externos, em sincronia com o paisagismo do local.

A forma mais contemporânea de ouvir música é com a sonorização de ambientes residenciais. Esse modelo multiroom vem se consagrando no mercado, pois permite a distribuição de músicas de playlists online ou off-line, de forma que todas as zonas da casa se tornem um ambiente de lazer.

SONORIZAÇÃO DE AMBIENTES RESIDENCIAIS

A SONORIZAÇÃO DE AMBIENTES RESIDENCIAIS PARA ÁREAS EXTERNAS

sonorização de ambientes residenciais é um grande facilitador para as residências que têm áreas externas, como churrasqueira, varanda, piscina ou qualquer outro tipo de espaço.

Normalmente, estes locais são amplos e deslocados do restante da casa e mesmo assim, com o projeto de sonorização adequadamente estruturado, eles funcionam em perfeita harmonia com todas as áreas sociais interligadas.

É clara, portanto, a importância de contratar uma empresa que ofereça mão de obra especializada para desenvolver projetos de sonorização de ambientes residenciais de todos os portes, sejam casas ou apartamentos.

E além disso, uma empresa com certificação de revenda autorizada, que mantêm as melhores parcerias para o fornecimento de equipamentos desenvolvidos com tecnologia de ponta, produzidos pelos maiores fabricantes do mundo.

 

 

 

Automação Náutica: conforto e praticidade para sua embarcação

O conforto e a praticidade é o que se quer hoje em dia nos barcos, tudo o que se tem em casa com requinte e qualidade: áudio e vídeo e demais e tudo automatizado.

E para quem precisa navegar na Internet mesmo quando está navegando no barco, existe a conexão via Wi-Fi. A internet é provida através de operadora celular GSM ou CDMA. Um painel de LCD instalado no interior do barco informa dados sobre a conexão como: Qualidade do sinal, tipo de conexão (2G, 3G), roaming, e velocidade do uplink e downlink. Assim, basta levar o notebook a bordo para navegar tranquilamente utilizando a Internet sem fio.

Automação Náutica: conforto e praticidade para sua embarcação

A automação náutica permite criar várias opções de controles integrados: TV, DVD, iluminação, persianas, cortinas motorizadas e outros equipamentos diversos. Podem ser ativados de forma automática.
A Smart.Touch desenvolve projetos personalizados elaborados por técnicos especializados e instalações por uma equipe altamente treinada.
Rotinas especiais para iluminação via programação horária e sensores presença/crepuscular
Acionamento local e remoto total do barco através de computadores
Acendimento automático das luzes externas de identificação da embarcação
Home Theater com Lift – Elevadores Elétricos
Integração total entre o sistema de incêndio do barco e sistema de monitoramento de intrusão.
Controle de acesso Biométrico, iluminação e cortina integrados e controlados com conforto através de controle remoto e internet.
Cenários de iluminação – Um ambiente confortável requer iluminação adequada

Controle de temperatura: com automação residencial você otimiza os ambientes na sua casa

Veja como melhorar um ambiente através da automação residencial voltada para o controle de temperatura.

Uma das possibilidades mais visadas da automação residencial diz respeito ao controle de temperatura. Através de alguns equipamentos, é possível escolher a temperatura do ambiente de maneira que ele permaneça o mais agradável possível.

Em um país de clima tropical como o nosso, o controle de temperatura é um recurso que costuma melhorar e facilitar a vida dos moradores. Além disso, a automação da temperatura oferece outros benefícios. Acompanhe:

automação residencial: Controle de temperatura

Como a automação de controle de temperatura melhora um ambiente?

Uma das maiores dificuldades dentro de casa é ter controle sobre a temperatura. No verão, o calor pode ser tão desconfortável quanto o frio do inverno. Isso impacta diretamente na sensação de bem-estar do lar e, nesse sentido, a automação residencial pode auxiliar.

Através da automação do sistema de climatização, pode-se ter controle total sobre a temperatura dos ambientes internos, sendo que é possível determinar se um cômodo da casa deve ficar mais fresco ou mais aconchegante, por exemplo.

O intuito da automação de controle de temperatura é garantir que o ambiente fique agradável, independente de como esteja do lado de fora, graças ao que é conhecido como conforto térmico.

São vários os benefícios que se tem ao controlar a temperatura, como, por exemplo, ter conforto, economizar, além de otimizar seu funcionamento.

Mais sustentabilidade e economia

Em relação ao consumo de energia elétrica para atingir o clima perfeito, a casa acaba se tornando mais sustentável graças à automação residencial. Quanto menor for o consumo dos equipamentos envolvidos no processo, menor também será a emissão de gases poluentes e a exploração de recursos.

Uma vez que a sustentabilidade tem sido vista como uma prioridade pela sociedade moderna, a automação de controle de temperatura garante que a casa se torne ambientalmente responsável em relação ao consumo de recursos.

Ao lutar contra o impacto negativo que a casa pode causar no meio ambiente, direta ou indiretamente os moradores ajudam na preservação de recursos não renováveis e, consequentemente, na proteção do meio ambiente.

Automação residencial: conforto térmico e diminuição do consumo de energia

O imóvel permanece mais agradável e também mais sustentável graças à solução inteligente. Nesse sentido, para quem busca conforto, economia e respeito ao meio ambiente, a automação é a melhor alternativa.

Os custos com as contas de energia são acentuadamente diminuídos quando se opta por utilizar a automação de controle de temperatura na casa. Através dos equipamentos inteligentes, a chance de deixar o ar-condicionado ligado sem ter ninguém por perto ou de esquecê-lo funcionando ao sair de casa é muito menor.

Quer montar uma casa inteligente? Confira 8 perguntas e respostas

Montar uma casa inteligente já é uma realidade no Brasil. Os produtos conectados estão cada vez mais acessíveis, e os usuários podem aproveitar diversas funcionalidades que prometem facilitar o dia a dia, incluindo a economia de energia. De lâmpadas smart até ar-condicionado com Wi-Fi, esses eletrônicos podem ser encontrados a preços variados no mercado eletrônico brasileiro.

Confira a seguir oito coisas que você precisa saber para transformar seu lar em uma casa do futuro.

O que é preciso para conectar sua casa?

Uma das principais funcionalidades que as casas smart oferecem é a possibilidade de controlar todas as funções a partir de um dispositivo central. Com seu smartphone, tablet ou até mesmo PC, o usuário pode ajustar a temperatura do ar, acionar uma cafeteira e até regular quando as luzes de casa vão acender.

montar uma casa inteligente

Quais tipos de aparelhos são usados em uma casa inteligente?

Os itens mais comuns de casas inteligentes são as lâmpadas smart. Esses dispositivos podem ser controlados de maneira remota e permitem ao usuário ajustar luminosidade, cor e rotina de funcionamento. Esses itens já são encontrados com facilidade no mercado brasileiro, mas também é possível importar.

Conforme a tecnologia avança, novas possibilidades são criadas. Em uma casa completamente integrada, por exemplo, é possível controlar o ar-condicionado, programar o funcionamento de determinado eletrodoméstico, habilitar e desabilitar tomadas e até mesmo abrir a porta de casa ou portão da garagem diretamente de um smartphone conectado.

Qualquer casa pode ser smart?

A principal exigência de uma casa inteligente, é uma conexão Wi-Fi que possibilite a comunicação dos diversos dispositivos. Desse modo, desde que o ambiente tenha uma boa infraestrutura de rede, já é possível iniciar um processo de automatização dos itens. Assim, podemos concluir que sim, qualquer casa pode se tornar uma casa inteligente. Para adicionar mais funcionalidades vai exigir apenas um investimento maior na rede e na aquisição de novos produtos.

É preciso contratar profissionais para realizar as adequações?

Se você quer simplesmente controlar a iluminação de sua casa ou mesmo adquirir algumas tomadas inteligentes, provavelmente a leitura atenta dos manuais de instrução e um conhecimento mínimo no manejo da rede devem ser o suficiente para fazer o sistema funcionar.

No entanto, se a ideia é conectar sua casa à Internet permitindo acessos liberados remotamente ou administrar um grande número de usuários, é interessante procurar empresas especializadas. Isso porque conectar produtos essenciais do seu lar ao Wi-Fi sem os níveis de segurança adequados pode ser perigoso. Além disso, alguns produtos exigem uma instalação mais complexa, como é o caso dos ar-condicionados.

Como criar um clima perfeito para sua casa através da automação residencial

Até pouco tempo atrás os sistemas que automatizavam Ar Condicionado ou Aquecedores permitiam apenas a integração desses comandos em um controle único (Ex: smartphone). Com a evolução tecnológica dos sensores residenciais, muita informação já pode ser obtida automaticamente e com isso, fazer com que os equipamentos operem conforme as preferências de cada morador.

Esse é o objetivo da empresa HiberSense, onde através de seus sensores é possível captar informações como ocupação do ambiente, temperatura, umidade, iluminação e até mesmo qualidade do ar.

Ao ser integrado com uma central de Automação como  Control4, Lutron, entre outras, o aquecimento ou resfriamento irá operar automaticamente, criando um ambiente mais confortável e saudável.

Veja outras vantagens do controle de temperatura automatizado:

  • Ajuste automático da intensidade do ar para cada ambiente;
  • Parada automática quando o ambiente não estiver ocupado;
  • Aumenta a vida útil do seu aparelho;
  • Economiza energia ao funcionar no momento certo;
  • Através do aplicativo, os sensores “aprendem” as preferências de cada usuário;

Persiana automatizada: não é somente estética é uma questão de praticidade

A Persiana  é um elemento decorativo fundamental em qualquer casa. E a sua função não é somente estética, pois uma casa sustentável precisa de uma ótima ventilação com o uso correto de cortinas e persianas. Mas você já pensou em abrir e fechar as suas cortinas sem nem precisar colocar as mãos nela? Toda essa praticidade parece mágica, mas é automação dentro da suas casa! Isso é possível ao automatizar as suas cortinas. Simples, né?! E tem vários modelos pra escolher. Quer saber mais sobre essa inovação? Vem comigo!

Vantagens da Persina na Automação

Persiana automatizada tem um motor que abre e fecha ela automaticamente. E dá pra controlar o motor de duas maneiras basicamente: o contato seco (que é um interruptor na parede) e por radiofrequência (controle remoto). Mas será que nós queremos controlar as cortinas e as persianas somente pelo controle remoto e o interruptor? Ou queremos controlar também utilizando o smartphone e comandos de voz pelo Google Home e pela Alexa??

Não existe segredo! Uma vez que as suas cortinas estão motorizadas você pode adicioná-las facilmente ao resto da automação da casa. Isso porque os motores conseguem se comunicar com o seu celular e automação da casa por  placas Bluetooth e Wi-fi.

E o que você pode fazer com as suas cortinas do futuro? O único limite é a imaginação! É possível programar as cortinas pra abrir num determinado horário, por exemplo. Ideal pra você acordar já com o sol entrando no quarto! Consegue imaginar uma sensação mais gostosa?

Além disso, dá pra programar vários níveis de abertura da cortina! Ela pode ficar meio aberta no horário mais quente ou fechar totalmente depois que o sol se põe. Outra vantagem incrível é a possibilidade de escolher qualquer tipo de tecido para sua cortina! E fique tranquilo quanto a durabilidade da sua cortina, pois com a automação a cortina não sofre o estresse físico de ser puxada! O que aumenta a sua vida útil.

Atendemos em Santos, Riviera de São Lourenço e litoral norte

Conheça os melhores Roteadores Wi-Fi de 2019

Ter os melhores roteadores wi-fi  em casa ou no escritórios é mais importante do que nunca. Considerando que quase tudo que fazemos agora é online. Trabalhamos online, jogamos online, fazemos negócios on-line, até socializamos e assistimos a filmes. Investir em um roteador de alto nível, portanto, pode fazer um mundo de diferença para nossas vidas diárias.

Afinal, se você está apenas assistindo seus programas favoritos no Netflix é imperativo uma conexão estável e rápida. É por isso que encontrar o melhor roteador sem fio para você é essencial.

Streams, jogos e navegação superior com os melhores roteadores sem fio!

 

1. Google Wifi

Conheça os melhores Roteadores Wi-Fi de 2019

 

O futuro da rede sem fio fica acessível

Velocidade: 802.11ac 5GHz down: 101.41 Mbps, 2.4GHz down: 47.53 Mbps | Conectividade: 2xGigabit Ethernet ports per Wifi point | Funcionalidades: AC1200 2 x 2 Wave 2 Wi-Fi, TX beamforming, Bluetooth Smart ready

Os dias dos roteadores sem fio tradicionais estão quase no fim. E a era dos roteadores mesh sem fio chegou. O Google Wifi, por si só, é a prova de que estamos nessa revolução. Você pode finalmente dizer adeus aos dias em que a única maneira de conseguir a liberdade sem fio era instalar um monte de extensores sem fio. A premissa do Google Wifi é simples, compre um conjunto de pontos e posicione-os em áreas estratégicas em sua casa. Em seguida, basta digitalizar um código QR e pronto. Logo não é coincidência que o roteador que encabeça nossa melhor lista de roteadores sem fio de 2019 seja também o mais fácil de configurar.

 

Conheça os melhores Roteadores Wi-Fi de 2019

 

O roteador para casa inteligente

Com tecnologia MIMO 2×2, o UniFi UAP-AC-LR é um access point escalável que utiliza a tecnologia AC, que proporciona velocidades até 5x mais rápido

 

 

3. Samsung Connect Home

Conheça os melhores Roteadores Wi-Fi de 2019

 

A escolha inteligente

Velocidade: AC1300 (5GHz: 866Mbps; 2.4GHz: 400Mbps) | Conectividade: 2xGigabit Ethernet per Wifi point | Funcionalidades: MU-MIMO, Smart-home hub, Tri-band Wi-Fi, Smart device management

Agora que as casas inteligentes estão se tornando mais comuns. Mais pessoas precisam de roteadores sem fio que também funcionam como hubs domésticos inteligentes. Isso faz maravilhas pela conveniência, e também ajuda a reduzir a confusão criada por vários roteadores, modems e hubs. O Samsung Connect Home faz exatamente isso e ele mantém o seu próprio desempenho, além de ser um hub para SmartThings. Apesar de não ser o roteador sem fio mais rico em recursos disponível atualmente. Ainda é um dos melhores roteadores sem fio, especialmente se sua casa estiver cheia de dispositivos inteligentes.

 

Conheça os melhores Roteadores Wi-Fi de 2019

 

Aparência diferente, performance extraordinária

Velocidade: 802.11ac 5GHz down: up to 2,167 Mbps, 2.4GHz down: up to 1,000 Mbps | Conectividade: 4xLAN, WAN, USB 3.0, USB 2.0 | Funcionalidades: MU-MIMO, Tri-band Wi-Fi, 8 antenas, controle com Alexa

Se você estiver atrás de um dos melhores roteadores sem fio mais potentes de 2019. E um design de ficção científica inspirado nos anos 90 for atraente para você… Não procure mais, o TP-Link Archer C5400 v2 é a escolha ideal para você. Não é exatamente o roteador de malha de aparência mais moderna. Mas é exclusivo, com capacidade de reunir usuários corporativos e consumidores. Além de apresentar funcionalidades de ponta a um preço razoável. E apesaar de ser estranho não há como errar. Ainda mais se você estiver procurando por um roteador sem fio que possa cobrir uma casa considerável.

 

5. Asus RT-AC86U

Conheça os melhores Roteadores Wi-Fi de 2019

 

Performance diferenciada, assim como o design

Velocidade: 802.11ac 1734 Mbps down | Conectividade: 4 x Gigabit LAN, Gigabit Wan, USB 2.0, USB 3.0 | Funcionalidades: MU-MIMO, Traffic Analyzer, Adaptive QoS, WTFast Gamers Private Network

Se você estiver familiarizado com a Asus, principalmente com seus produtos de jogos, saberá o que esperar com a Asus RT-AC86U. Esse roteador sem fio pode se parecer com o que aconteceria se você colocasse Doritos e Redbull em uma máquina de fabricação de roteadores. No entanto, além desse design extravagante, há um hardware que, por seu preço, supera com facilidade quase todos os roteadores sem fio do mercado. Se você não quer pagar um valor exorbitante por um roteador de altas velocidades, o Asus RT-AC86U é uma excelente opção.Ter os melhores roteadores em casa ou no escritórios é mais importante do que nunca. Considerando que quase tudo que fazemos agora é online. Trabalhamos online, jogamos online, fazemos negócios on-line, até socializamos e assistimos a filmes. Investir em um roteador de alto nível, portanto, pode fazer um mundo de diferença para nossas vidas diárias.

 

Atendemos em Santos e Riviera de São Lourenço

 

 

 

Qual tela de projeção escolher para o seu home theater?

Resumidamente, você se preocupa com a qualidade da imagem do seu cinema em casa? Então você precisa obter uma tela de projeção para o seu home theater! Para desfrutar de uma imagem muito melhor do que simplesmente projetar em uma parede.

O melhor tamanho de tela dependerá da preferência pessoal e da distância de visualização. Uma recomendação comum para a visualização da distância é 1-1/2 vezes a diagonal da tela para um projetor HD e uma vez a diagonal para 4K. Existem dois tipos básicos de estrutura: quadro fixo e retrátil. As telas retráteis podem ser motorizadas ou manuais. Ao escolher o material, alguns fatores podem ajudar a garantir a melhor correspondência com seu projetor e sala:

  • Ganho – Afeta o brilho da imagem; quanto maior o ganho mais clara é a imagem.
  • Cor – As telas coloridas geralmente são brancas ou um pouco de cinza. Telas cinza podem aumentar o contraste e fornecer pretos mais profundos.
  • Textura – As telas podem revelar todos os detalhes em vídeo HD de até 1080p. Algumas telas têm uma textura mais fina ou “grit” e podem ser usadas com projetores 4K.
  • As telas especiais de “rejeição de luz ambiente” podem fornecer uma imagem nítida e colorida mesmo com as luzes da sala acesas.
  • As telas acusticamente transparentes permitem que o som passe, para que você possa instalar os alto-falantes atrás da tela para ter uma aparência limpa.

tela de projeção para home theater - riviera de são lourenço

Por que uma tela de projeção para o seu home theater  funciona melhor que uma parede?

Muitas vezes, quando alguém obtém seu primeiro projetor, ele pula a tela de projeção para economizar dinheiro e simplesmente projeta em uma parede. Uma tela de boa qualidade aumenta o custo de uma configuração do projetor, mas melhora a qualidade da imagem e o prazer geral, permitindo o cinema entregar todo o seu potencial, tanto que a tela é considera um item absolutamente essencial para o projeto.

Qual tamanho você deve escolher?

Quando se trata de TVs, geralmente sugerimos que você use a maior tela que caiba em seu espaço e orçamento. No entanto, para telas de projetor, o espaço é o principal fator limitante. Porque enquanto há uma grande diferença de preço entre uma TV de 60 “e uma de 75”, não há muita diferença entre uma tela de 106 “e uma de 120”.

Mas não estou sugerindo que maior é sempre melhor. Projetar uma imagem muito grande pode produzir uma imagem com brilho menor do que o ideal ou uma estrutura de pixels perceptível. Então o tamanho da sua tela determinará a que distância você deve se sentar para uma visualização ideal. Para um projetor HD 1080p, a regra geral para a visualização da distância é 1-1/2 vezes a diagonal da tela. Portanto, se a diagonal da sua tela for de 120″ (aproximadamente 3 metros), você deve se sentar a cerca de 4,5 metros da tela.

Se você tem um projetor 4K Ultra HD, pode ficar tão próximo quanto uma vez a diagonal da tela. Isso é muito mais próximo do que a maioria das pessoas está acostumada. Mas quando você senta mais perto, é mais fácil ver detalhes e profundidade de imagem mais precisos do 4K.

tela de projeção para home theater - riviera de são lourenço

Dois tipos básicos: quadro fixo e retrátil

Existem apenas dois tipos básicos de tela: quadro fixo e retrátil. Uma tela de quadro fixo requer uma grande parte do espaço vazio na parede, por isso é mais comum em cinemas domésticos dedicados.

Telas retráteis são enroladas em um estojo quando não estão em uso. Você pode escolher entre telas retráteis manuais baratas e as elétricas. As telas elétricas são mais sofisticadas, com um motor elétrico embutido para abaixar e elevar, conhecido como lift.

Escolhendo o material correto

Uma vez que você tenha decidido sobre a o tamanho e tipo de tela, sua próxima consideração deve ser qual o material da tela. É importante porque o material é onde você pode escolher algo que funciona especialmente bem com seu projetor e/ou sala. Os aspectos materiais da tela em que nos concentramos são ganho, cor e textura.

 

  • O que é ganho de tela?

A quantidade de luz do seu projetor que é refletida de volta para os espectadores é chamada de “ganho”. Maior ganho significa mais luz refletida e uma imagem mais brilhante. Para obter-se diferentes valores de ganho são utilizados diferentes revestimentos de  material de tela de vinil como base. Um ganho maior pode ajudar a fornecer uma imagem mais brilhante. Característica necessária para telas muito grandes ou em salas com luz ambiente significativa.

  • Que cor de tela devo escolher?

A cor do tecido afeta principalmente o contraste da imagem projetada. As telas brancas são o padrão da indústria devido ao seu brilho, enquanto as telas cinzas são melhores para lidar com tons mais escuros.

As telas cinzas, também conhecidas como telas de “alto contraste”, se tornaram populares devido aos projetores com menos recursos de contraste do que os atuais projetores de home theater.