6 de fevereiro de 2019 admin

Como a automação residencial beneficia a acessibilidade aos deficientes físicos

A automação residencial já foi vista como sinônimo de comodidade, mas hoje em dia a evolução acerca desta tecnologia traz a seus usuários opções que visam inúmeros benefícios. Particularmente a idosos e deficientes físicos, a automação residencial e acessibilidade caminham lado a lado e estão realmente impactando a forma de viver destas pessoas, que tornam-se aptas a realizar tarefas cotidianas antes impossíveis ou extremamente complicadas, com simples toques na tela de dispositivos móveis ou com mecanismos utilizando sensores.

automação residencial beneficia a acessibilidade aos deficientes físicos

A acessibilidade para deficientes físicos

Embora em crescimento, a quantidade de residências que utilizam a automação residencial em prol de pessoas com alguma deficiência física ainda é pequena, o principal fator é a falta de informação a respeito dos benefícios que esta tecnologia proporciona.

Ambientes pensados para casos específicos permitem controlar a iluminação, portas, aparelhos eletrônicos, banheiras e até mesmo móveis, que muitas vezes eram inalcançáveis e agora deixaram de ser um obstáculo graças a autonomia que os usuários passaram a ter com as últimas inovações do mercado.

Residências automatizadas tornam a vida de pessoas que possuem alguma deficiência muito mais práticas e, em alguns casos, praticamente igual à de quem não necessita de tais ferramentas. Um dos grandes benefícios da automação residencial é a versatilidade, que pode adequar sistemas personalizáveis a cada necessidade apresentada. A seguir, podemos conferir alguns dos exemplos mais comuns de ferramentas voltadas para a acessibilidade.

automação residencial beneficia a acessibilidade aos deficientes físicos

Controle de iluminação

As formas de controlar a iluminação de toda a residência estão entre as mais usuais e úteis ferramentas da automação residencial. Opções mais simples permitem o controle de todas as luzes em um único sistema fixo, mas os mais procurados ficam em torno de controle remoto, principalmente os que utilizam smartphones para tal função.

Com uma interface intuitiva, é possível controlar de forma rápida todas as luzes da residência, seja do ambiente interno ou externo. Para aqueles que necessitarem de algo mais automático, a instalação de sensores de movimento também aciona os mecanismos de iluminação com a presença nos cômodos da casa, desligando-se com a ausência dos usuários.

Portas automatizadas

Embora a opção de portas automáticas, similares às encontradas em ambientes comerciais, seja prática e conhecida, outras opções têm mais destaque nesta área. Controladas por dispositivos portáteis, já é possível abrir, fechar ou manter da forma desejada todas as portas da residência. Além disto, visando a segurança, um único sistema integrado também permite trancar as portas e utilizar câmeras para conferir a presença de pessoas próximas a elas.

Janelas

Para facilitar e tornar mais agradável a vida de deficientes físicos, a manipulação remota de cortinas e persianas é uma ferramenta que facilita muito o dia-a-dia. Um dos atrativos desta tecnologia é estar integrado com as demais em um único aplicativo, possibilitando o controle das janelas, juntamente com a iluminação para realizar tarefas específicas, como assistir televisão, por exemplo.

automação residencial beneficia a acessibilidade aos deficientes físicos

Acessibilidade na cozinha

Um dos maiores obstáculos para deficientes físicos e também pessoas idosas está no alcance a determinados objetos, principalmente os presentes na cozinha, que são frequentemente requisitados. Com mecanismos que movimentam armários para níveis de altura mais baixos, é possível ter todos os utensílios ao alcance, podendo assim que se queira restaurar tudo à posição original. Com botões em controladores fixos na parede ou mesmo dispositivos portáteis, a movimentação destes objetos torna-se algo muito simples de ser realizado.

Mesmo com os exemplos citados que já proporcionam inúmeras funcionalidades aos usuários, há muitas outras que podem se adequar a cada necessidade e tornar muito mais acessível a vida de todas as pessoas, fazendo da tecnologia uma grande aliada no cotidiano quando se trata de necessidade, comodidade, segurança e lazer.