Carnaval terminou e, com ele, a promessa de dias melhores tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Começar um novo ciclo é sempre sinônimo de mudança e renovação, não é mesmo? Seja em casa ou no trabalho, o importante é se sentir bem! A decoração de ambientes corporativos é de extrema relevância neste quesito, já que por meio dela é possível organizar os espaços para que proporcionem aos colaboradores bem-estar e conforto no local em que trabalham.

Vamos conferir 6 tendências de decoração para ambientes corporativos que prometem vir com tudo em 2018.

1. Ambientes mais abertos

Para evitar cada vez mais a verticalização da gestão, uma forte tendência que já vem sendo praticada e continua neste novo ano é a adoção de ambientes mais amplos, abertos, espaçosos e unificados.

A figura do chefe em uma sala separada caiu em desuso há bastante tempo e agora os colaboradores ficam todos reunidos em um mesmo local, com possibilidade e facilidade de interação entre eles.  Separe apenas uma sala para reuniões e comunicados importantes com a equipe inteira, caso seja necessário. Ela deve ser ampla e arejada, pois também poderá servir para receber clientes e autoridades.

Mobiliário

As antigas divisórias que segregavam as pessoas foram substituídas por mesas grandes e compartilhadas, capazes de acomodar toda a equipe de trabalho. Em forma de círculo ou dispostos lado a lado, todo mundo divide o mesmo espaço. Os modulados são uma excelente opção para cumprir o propósito, pois podem ser feitos sob medida e de acordo com o gosto e necessidade de cada grupo de colaboradores.

2. Cores neutras

Outro ponto forte para 2018 na decoração de ambientes corporativos é a preferência por cores claras, neutras e em tons pastel. Elas causam uma sensação de conforto para quem tem de ficar muitas horas dentro do mesmo espaço, concentrado no trabalho e nos afazeres do dia a dia.

Uma boa dica é usar a cor do logotipo da empresa para reforçar a marca, mas variando para os tons mais claros na paleta de cores. Assim é possível fixar a marca no imaginário dos trabalhadores e clientes, além de oferecer conforto visual aos que frequentam o espaço.

A aposta

Ano passado o rosa reinou entre os tons claros mais utilizados, mas agora a aposta é uma variação: o cinza rosado. Além dela, os tons suaves de verde e azul serão tendência em 2018. Esqueça os tons fortes e pesados e privilegie a beleza das cores mais pálidas.

A SMART.TOUCH OFERECE SOLUÇÕESCOMPLETAS EM ÁUDIO E VÍDEO PARA SALAS DE REUNIÕES, TAIS COMO MESAS DE SOM, AMPLIFICADORES, MICROFONES, TABLETOP, CAIXAS DE SOM, HOME THEATER, PROJETORES, TELAS DE PROJEÇÃO, CABOS, SISTEMAS ESPECIALIZADOS PARA VIDEOCONFERÊNCIA E SISTEMAS QUE COMANDAM E INTEGRAM ESSES EQUIPAMENTOS.

3. Iluminação natural

Por vivermos em um país tropical, em que o ano todo faz sol em grande parte do Brasil, é possível usar e abusar da iluminação natural na decoração de ambientes corporativos, especialmente se a construção tiver grandes aberturas, como janelas grandes.

A luz natural combinada com cores claras traz leveza e serenidade ao local de trabalho, permitindo com que os colaboradores passem horas sem o sentimento de peso e cansaço ao final do dia.

Não tem nada pior do que terminar um dia de trabalho intenso e se sentir com a cabeça estar pesada, sem vontade de voltar à empresa no dia seguinte. A preocupação por deixar o ambiente corporativo cada vez mais agradável é justamente por este motivo. É preciso que o funcionário sinta-se tão bem no local a ponto de não notar as horas passarem.

4. Móveis ergonômicos

Conforto é a palavra de ordem. Agora os móveis podem ser ajustados de acordo com o gosto de cada colaborador, para que ele se sinta o mais confortável possível no ambiente de trabalho. As mesas podem ser ajustadas na altura e as cadeiras possuem design diferenciado.

Os armários, para ocuparem menos espaço, possuem portas de correr, e não mais aquelas de abrir e fechar para fora. O interior das estantes também pode ser modificado de acordo com a necessidade, pois as prateleiras passam a ser móveis. Não é demais?

Saúde do colaborador

O design especial e a ergonomia dos móveis corporativos também contribuem para o bem-estar e a saúde do colaborador. As queixas referentes a dores lombares, de coluna e posturais diminuem consideravelmente e a produtividade só tende a aumentar.

5. Recursos sustentáveis

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais forte atualmente, e quanto mais for possível minimizar esse impacto, melhor para as gerações futuras.

A sustentabilidade é um forte conceito nas tendências de decoração para ambientes corporativos. Um exemplo prático deste conceito é a utilização de lâmpadas de LED, pois além de possuírem maior vida útil, produzem energia de forma mais eficaz.

Segundo dados de pesquisas a luz incandescente pode durar até 1000 horas e a fluorescente cerca de 10 mil, enquanto o LED consegue funcionar por até 50 mil horas, reduzindo drasticamente os gastos com trocas de lâmpadas.

Para evitar o desperdício e estimular o uso consciente da água, adotar torneiras e descargas ecológicas também são maneiras de contribuir com a sustentabilidade do planeta.

6. Espaços de convivência

Quanto mais confortável e prazeroso for o local de trabalho, consequentemente, mais produtivo ele também será. Há uma forte tendência atualmente de construção de áreas de recreação e espaços de convivência nas empresas, em que os colaboradores podem ter um momento de descanso e também de lazer, com salas de jogos, lanchonete e cafeteria, quadras esportivas, ambientes de leitura e até cinema.

Algumas empresas, mais modernas e descoladas, possuem até quartos para quem quiser tirar um cochilo no meio do expediente, com frigobar, banheiro com ducha e camas super confortáveis. Quem é que não quer trabalhar em um lugar assim?