Não são muitas as pessoas que têm a sorte de passar grande parte do tempo em super iates ao redor do mundo, seja casualmente para cruzar o Mediterrâneo durante os meses de verão, seja para beber champanhe ancorado ao longo da Riviera Francesa. Mas é especialmente divertida a enorme exibição de riqueza durante o Festival de Cannes, quando os bilionários desfilam os mais impressionantes modelos do mundo.

É interessante observar muitos dos super iates indicados ao prêmio World Superyacht, da “Boat International Media”, este ano. Entre os vencedores, estão de algumas das embarcações mais complexas e desafiadoras já construídas até magníficos iates de exploração.

Os premiados foram selecionados nesta semana em uma cerimônia no Palazzo Vecchio, em Florença, na Itália. Dois dos 22 jurados são atuais ou antigos proprietários de iates, que trazem com eles anos de experiência em gerenciamento de modelos muito sofisticados. Os prêmios homenagearam o talento por trás dos projetos das embarcações mais inspiradores dos principais estúdios de design de iates do mundo.

Categoria “Iate a Motor de Deslocamento Abaixo de 500GT, até 40 metros”: DELTA ONE (35 metros/ Mulder Shipyard)

Com um design espaçoso, este iate inclui amplas áreas de deque que comportam uma grande piscina de hidromassagem, duas áreas para refeições à sombra e uma garagem enorme.

Categoria “Iate a Motor do Ano”: FAITH (97 metros / Feadship)

Propriedade do magnata da moda e bilionário Lawrence Stroll, o design impressionante e a construção, bem como vários recursos em vidro – como a cúpula de 3 metros de altura da clarabóia na cabine principal e o fundo curvo do vidro da piscina de 9 metros – são os itens que mais impressionaram os jurados. Eles concederam a este iate dois troféus, incluindo o da categoria “Best Displacement Motor Yacht 2,000GT e Above”.

Categoria “Iate à Vela do Ano”: PINK GIN (54 metros/ Baltics Yachts)

A embarcação conseguiu dois prêmios depois de impressionar os juízes. Maior iate de fibra de carbono do mundo, de alta performance, a versão de cruzeiro global venceu por seus avanços tecnológicos, que incluem um sistema de direção com realimentação de força. Ele também ganhou como melhor iate à vela com mais de 50 metros.

Categoria “Melhor Iate de Motor Assistido por Vela”: SAILING YACHT A (143 metros/ Nobiskrug)

Seu interior e exterior foram criados pelo designer francês Philippe Starck. O empreendedor e bilionário industrial self-made, Andrey Melnichenko, queria que este fosse um dos super iates mais avançados na água. Suas inovações pensadas para as questões ambientais ​​são o que mais impressionou os jurados na nova categoria deste ano.

Categoria “Prêmio Voyagers”: CONSTANCE (60 metros/ CRN Yachts)

Este iate foi transformado em uma casa durante uma jornada de oito meses pelo Caribe e pelo Pacífico. Também serviu como escola no mar para os quatro filhos pequenos do proprietário.