Quando iniciamos uma obra ou reforma em nossa casa, imediatamente procuramos por opções de móveis, revestimentos, cores e objetos decorativos para compor o ambiente. No entanto, você sabia que deixar o espaço bem iluminado é um dos pontos mais importantes a serem considerados em um projeto de interiores?

A luz de um espaço pode influenciar vários aspectos, como a nossa produtividade, concentração, motivação e, inclusive, na hora do nosso descanso. Para que o seu lar fique realmente incrível, você deverá prestar atenção na escolha da temperatura, intensidade e disposição das lâmpadas. Ficou interessado?

No post de hoje, você entenderá melhor sobre a importância da iluminação na decoração, além de encontrar dicas especiais para iluminar cada cômodo. Confira!

Afinal, qual a importância da iluminação na decoração?

Quando criamos um projeto de iluminação eficiente, temos a oportunidade não apenas de iluminar o espaço e suprir as necessidades dos moradores, mas inclusive, de valorizar o local e dar destaque aos detalhes da decoração. Um bom exemplo, é quando utilizamos a luz para ressaltar um quadro, uma escultura ou um vaso.

Outro fator proporcionado pela iluminação é em relação ao conforto em determinados ambientes. Áreas como o quarto ou a sala de estar precisam ser aconchegantes — e o projeto luminotécnico é um dos principais responsáveis por esse efeito!

Ao reconhecer a importância da iluminação na decoração, só temos a ganhar! Principalmente, porque, fazendo as escolhas adequadas economizamos mais energia. Isso porque, com um projeto eficiente, você escolherá as lâmpadas adequadas e utilizará apenas a quantidade exata de luz para cada espaço. Ou seja, você dará adeus para o desperdício de energia!

Quais são os diferentes tipos de iluminação?

Apesar de parecer uma tarefa simples, a iluminação requer atenção na hora de posicionar as lâmpadas. Atualmente, podemos citar três das principais formas de investir no seu projeto luminotécnico e causar diferentes efeitos para o cômodo. São elas:

Iluminação difusa

Iluminação difusa

Este tipo de iluminação é o mais simples e conhecido. Neste caso, a luz é centralizada no teto do cômodo, iluminando o ambiente por completo e de um modo uniforme. Pode ser aplicada em quartos e salas de estar.

Iluminação direta

Como o nome já diz, a luz pode ser posicionada diretamente sobre algum objeto específico no ambiente. Geralmente, são usados itens como luminárias ou abajures. É uma boa opção para espaços que necessitam de mais foco e concentração, como o office.

Automação residencial Iluminação indireta

Iluminação indireta

Diferente da anterior, a iluminação indireta não tem um único foco, sendo capaz de iluminar o espaço por completo. Basicamente, a sua luz reflete em uma superfície e, em seguida, se espalha pelo ambiente. O resultado é um efeito bastante intimista e, por isso, geralmente é utilizada nos quartos e salas de estar.

LEIA TAMBÉM 5 TECNOLOGIAS QUE NÃO PODEM FALTAR NA SUA CASA

Como iluminar corretamente cada ambiente?

Além de bela, a sua iluminação deverá ter uma característica imprescindível: funcionalidade. Por conta disso, você deverá posicionar as lâmpadas de um modo diferente, de acordo com as atividades que são realizadas em cada ambiente. Veja os pontos a seguir:

Sala de estar
Considerada uma área de convivência, a sala de estar pede por uma luz geral centralizada. Para isso, utilize lustres ou plafons. Para destacar um cantinho especial, como aquele da leitura, invista na iluminação direta. Neste caso, luminárias de chão ou arandelas são excelentes opções. Prefira também as lâmpadas amareladas para aumentar a sensação de conforto.

Automação residencial - iluminação cozinha

Cozinha
A cozinha é o local reservado para o preparo de refeições e, por isso, é necessário um projeto luminotécnico que aumente o nosso foco. A sugestão é apostar na iluminação geral e incluir outras fontes de luz direta no restante do ambiente. Este é o caso das bancadas e pia. Para esse ambiente, as lâmpadas frias são as mais indicadas.

Automação residencial - iluminação quarto

 

Quartos
Como você já sabe, o quarto é reservado para o nosso descanso. Para causar um efeito intimista e aconchegante, inclua uma única fonte de luz centralizada no teto. Já para as demais atividades do dia, os itens de iluminação direta podem te ajudar a focar pontos estratégicos. Arandelas, luminárias de chão e abajures são excelentes para essa finalidade.

Banheiro
No banheiro, o projeto luminotécnico deverá ser geral e com focos diretos de luz em pontos específicos, como no espelho, na bancada, no box e no vaso sanitário. Na iluminação geral, busque por lâmpadas fluorescentes e escolha entre os modelos tubulares ou compactos.