Uma das etapas mais importantes na decoração de uma casa é a hora de escolher as luminárias. Isso porque, além de serem objetos que fazem toda a diferença no visual, elas cumprem a extremamente importante função de iluminar os ambientes.

Existem diversos tipos de luminárias, cada uma com suas características e particularidades e, sendo assim, é preciso fazer a escolha certa para as suas necessidades. Elas podem ser combinadas de acordo com o estilo da decoração e influenciam nesse quesito tanto quanto os móveis e outros objetos decorativos.

Por exemplo, se você quer uma sala minimalista e elegante, usará determinado tipo de luminária. Já se a ideia é um quarto mais romântico e aconchegante, a luminária escolhida será completamente diferente.

Se você quer conhecer os principais tipos de luminárias para saber como escolher a ideal para cada cômodo da sua casa, é só ficar ligado nas dicas a seguir:

1. Luminária de teto

Além de ser o tipo de luminária mais comum, esse é também o modelo mais versátil e que pode ser usado em praticamente todos os ambientes. Existem vários tipos de luminárias de teto, entre eles as embutidas, pendentes, lustres, etc.

Embutidas

As luminárias embutidas passam muita elegância para o ambiente, deixando-o bem clean e minimalista. É necessário que o teto tenha um forro, pois é ali que as lâmpadas ficarão embutidas. Geralmente, esse tipo de iluminação circula todo o ambiente, já que é preciso ter vários pontos de luz para que realmente clareie.

Pendentes

Os pendentes geralmente são usados em pontos que necessitem de uma iluminação extra. Na maioria das vezes são colocados em cima de um local específico, como mesas ou sofás, para complementar a iluminação central do ambiente. Eles são muito comuns em cima de mesas de jantar e mesas de centro e possuem muitos modelos diferentes, que combinam com qualquer ambiente e qualquer tipo de decoração.

Lustres

Já os lustres, além de iluminar, também são considerados um objeto de decoração. Existem opções desde as mais simples e minimalistas até aqueles lustres enormes e cheios de detalhes, que chamam muito a atenção.

Ao escolher essa segunda opção, é preciso tomar cuidado para que o lustre não “brigue” com os outros objetos do ambiente. Eles são muito comuns na sala e no quarto, que geralmente são os cômodos mais sofisticados da casa.

Plafons

Por fim, outro tipo de luminária de teto são os plafons, uma espécie de caixa que fica bem próxima ao teto e serve mais para não deixar a lâmpada tão exposta. Existem alguns plafons decorados e até com desenhos de personagens, ótimas opções para usar nos quartos das crianças.

A grande vantagem das luminárias de teto é que elas geralmente oferecem uma boa iluminação geral para ambientes pequenos e médios. Em ambientes muito grandes, talvez seja necessário colocar mais de um ponto de luz, ou mesclar com outros tipos de luminárias, como a de mesa ou de piso, por exemplo.

Os valores podem variar infinitamente e isso vai depender desde o tipo de luminária escolhido, até o seu modelo e nível de detalhamento.

2. Luminária de parede

Existem dois tipos principais de luminárias de parede, as arandelas — que são colocadas na parte superior da parede — e os balizadores, colocados mais próximos do rodapé.

Arandelas

As arandelas são muito usadas em corredores, banheiros e ambientes externos. Sua finalidade é mais decorativa do que realmente para iluminar, por isso elas são usadas em lugares que não precisam de muita claridade.

Existem diversos modelos, desde os mais moderninhos até os mais clássicos e sofisticados. Raramente você encontrará uma única arandela em uma parede. Geralmente são usadas duas ou mais, dependendo do tamanho do ambiente.

Balizadores

Os balizadores são muito utilizados em corredores e em escadas, servindo para indicar a direção do caminho que deve ser seguido. Não é a melhor escolha se você quer deixar o ambiente iluminado, mas é ótimo para deixar o local mais aconchegante e bem elegante.

Também existem balizadores que ficam no chão, ao invés da parede, e esses são muito utilizados em jardins — também para indicar um caminho.

3. Luminária de piso

Também existem algumas opções de modelos de luminárias de piso, mas as mais comuns são as de coluna, que geralmente são altas e parecem estar “em pé”. Elas são muito usadas para iluminar locais de leitura, já que seu foco é bem direcionado.

As luminárias de piso são ótimas opções para salas e escritórios, e geralmente ficam mais próximas da parede para não ficarem no meio do caminho. Como são usadas para potencializar a luz em um local específico, esse é um tipo de luminária que serve para complementar a iluminação do ambiente.

4. Luminária de mesa

As luminárias de mesa são muito parecidas com as de piso, e possuem basicamente a mesma função. A grande diferença é que elas são menores e ficam apoiadas na mesa, e não no chão. São usadas em mesas de trabalho e estudo, nunca em mesas que são utilizadas para comer. Nesse último caso, a melhor opção seriam os pendentes.

5. Abajur

Os abajures geralmente são usados em cima de criados-mudos ou mesas de cabeceira ao lado da cama. Porém, existem diversos modelos de abajures que podem dar um toque todo especial na decoração, não só do quarto mas também da sala de estar, escritório e outros ambientes que precisam de um toque extra de conforto.

Eles possuem uma luz mais suave — graças ao difusor e à lâmpada amarela —, servindo para deixar o ambiente mais aconchegante para aqueles momentos em que não se quer estar no escuro, mas também não quer um ambiente muito claro.

Escolher a luminária certa faz toda a diferença no resultado final da decoração da sua casa, ou de qualquer ambiente. Pense com carinho em quais são as necessidades de cada cômodo, e deixe-os com a iluminação ideal, além de bem bonitos e aconchegantes.