25 de setembro de 2018 admin

11 ideias para receber bem

Para receber bem os seus convidados, é preciso pensar todos os elementos necessários para uma reunião caprichada, como é o caso da decoração de mesa. Afinal, um ambiente charmoso e organizado faz toda a diferença!

Selecionamos algumas dicas que vão ajudá-la na hora de planejar uma recepção completa. Confira:

1. Defina o seu estilo

O primeiro passo para criar uma decoração de mesa incrível, é definir o seu estilo. Para isso, pense na mensagem que você deseja passar aos seus convidados. O momento é para comemorar um casamento? Então, uma combinação mais clássica e romântica é sempre bem-vinda!

Quer inovar e levar um toque rústico à sua mesa posta? Elementos naturais, como a palha, o couro e a madeira devem estar presentes. Se preferir um visual moderno, as tonalidades neutras e objetos metalizados são essenciais.

Neste momento, a composição de cores e os demais acessórios devem ser pensados em conjunto para que o resultado seja harmônico.

2. Escolha um ambiente especial

Agora que você já definiu o seu estilo, que tal escolher um espaço para receber os seus convidados? Para quem quer inovar, as áreas externas são uma ótima opção. Neste caso, você pode criar a sua decoração exclusiva em um jardim, varanda ou área gourmet.

Para os ambientes internos, como a sala de jantar, certifique-se de que há lugar para todos os visitantes. Se houver crianças, reserve um local especial para elas, como uma mesa de refeições com temática infantil.

3. Considere o modelo da mesa

Seja quadrada, redonda ou retangular, uma bela composição pode ser feita em qualquer modelo de mesa. No entanto, é importante ter atenção ao escolher determinados itens. As toalhas, por exemplo, precisam ter as dimensões corretas para não ficarem curtas ou muito compridas.

Também é recomendado que os itens de decoração estejam em harmonia com o formato da mesa. Se o seu móvel for redondo, utilize peças redondas, como os jogos americanos ou vasos. Assim, haverá simetria e sua combinação ficará muito mais agradável!

4. Priorize um bom jogo de louça

Sem dúvidas, o jogo de louça é o grande protagonista de uma decoração de mesa. Por isso, dê preferência a itens de qualidade e que ofereçam um design de acordo com o seu estilo de composição.

Em geral, as louças em cores neutras são perfeitas, caso as suas peças sejam produzidas em cerâmica ou porcelana. Se você busca por um toque mais sofisticado para datas especiais, louças com detalhes em dourado são ideais.

Quanto mais completo o jogo, mais caprichada será a sua mesa. Por isso, pense em todos os elementos, incluindo os pratos, sousplat, talheres e taças.

Além disso, garanta uma boa disposição dos objetos. Copos são sempre colocados do lado direito e acima das facas — nesta ordem: copo de água, taça para vinho tinto, taça para vinho branco e taça para champagne.

5. Aposte em uma toalha de mesa ou jogos americanos

Após decidir pelo jogo de louça, é hora de escolher as toalhas ou jogos americanos para a sua mesa posta! Para combinações mais tradicionais, a toalha de mesa é sempre a primeira opção.

Invista em uma peça de qualidade e que possa ser usada em outras ocasiões! Algodão e linho são alternativas versáteis e muito sofisticadas para reuniões formais ou informais.

Já os jogos americanos trazem uma atmosfera mais moderna e despojada. No mercado, há uma variedade de modelos, tamanhos e formatos que você pode escolher de acordo com a sua proposta de recepção.

Para facilitar, utilize itens lisos ou com cores neutras. Porém, caso você queira investir nas estampas, dê preferência às padronagens pequenas e sem um grande mix de cores.

6. Inclua guardanapos especiais

Muito funcionais, os guardanapos podem ser usados de um jeito exclusivo e muito gracioso. Escolha entre itens de papel ou, para um evento mais sofisticado, os de tecido.

Capriche e faça uma apresentação especial! Para isso, aplique diferentes dobraduras ou combine as peças com porta-guardanapos e tenha um visual ainda mais surpreendente!

7. Capriche nos acessórios

Saleiros, bowls, talheres e taças — esses acessórios dão um destaque exclusivo ao ambiente! Por isso, não tenha medo de inovar na escolha desses itens — desde que sigam o seu tema de decoração.

Com equilíbrio e cuidado na disposição dos objetos, esses detalhes ajudam a incrementar a sua decoração.

8. Decore com flores

Delicadas, alegres e cheias de vida, as flores podem ser usadas em pequenos arranjos ou vasos mais sofisticados. Essa é uma forma acessível e charmosa de levar mais cor para qualquer composição.

Você quer criar um espaço mais despojado? Aproveite e transforme garrafas de vidro em vasos! Se a sua mesa posta tiver um contexto mais clássico, os vasos de cerâmica são um curinga. Escolha a sua flor preferida e encante a todos!

9. Use velas para um momento intimista

Está preparando um jantar especial ou, até mesmo, uma recepção no jardim? Incluir velas na sua decoração deixa o ambiente muito mais aconchegante e intimista. Você pode combinar velas pequenas e grandes, criando uma sensação de profundidade.

Em datas comemorativas, como no Natal ou Ano Novo, as velas podem ser usadas junto a outros elementos decorativos — como as flores, pinhas ou dentro de taças, jarras, potes metálicos, de vidro ou castiçais.

10. Agrade os seus convidados

Quem não gosta de receber agrados? Uma boa dica é oferecer pequenos mimos aos seus convidados.

Para que a sua recepção seja ainda mais encantadora, prepare doces em caixas personalizadas, fotografias, bilhetes com mensagens ou demais mimos.

Outra opção é customizar cartões com o nome de cada convidado, com a finalidade de marcar os lugares na mesa. Assim, você garante um momento único e inesquecível!

11. Saiba o que evitar

Assim como em qualquer ambiente, a decoração de mesa requer harmonia entre os objetos. Como em recepções há um grande fluxo de pessoas, evite o uso exagerado de itens decorativos, bem como de travessas de alimentos. Utilize apenas o necessário. Mantenha a funcionalidade enquanto os convidados se servem e garanta o conforto de todos.

Por fim, procure usar apenas arranjos e peças pequenas na sua composição. Deste modo, você evita que a comunicação e a visualização entre as pessoas sejam prejudicadas.

Tagged: